(transcrevendo: http://bicharada.net/animais/noticias.)
Portugal.
Jardim Zoológico lança campanha de Conservação
Orangotangos
O Jardim Zoológico orgulha-se de participar na campanha de sensibilização e conservação, promovida anualmente, pela Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA). Um Último Grito pelos Primatas! é o mote da campanha dedicada aos grandes primatas e gibões – Hominóides: chimpanzés, gorilas, orangotangos e gibões.
Esta campanha de conservação tem como principal objetivo contribuir de forma significativa, contínua e duradoura para a sobrevivência destas espécies e dos seus habitats. A sua missão passa por aumentar a proteção do habitat e reduzir a perda do mesmo, reduzir a caça e o comércio ilegal destas espécies, alterar o padrão comportamental dos consumidores e reduzir a pressão sobre estes animais e os seus habitats. Conseguir angariar donativos para um fundo de conservação destas espécies in-situ (no habitat natural) é, assim, fundamental para o sucesso da Campanha.
Sem o nosso apoio, o futuro dos Hominóides (6 espécies de grandes primatas e 16 espécies de gibões) será certamente a extinção. Todos estão ameaçados e quase todos em perigo ou criticamente em perigo de extinção, de acordo com a UICN (União Internacional da Conservação da Natureza). Por isso é necessário atuar com urgência, principalmente em relação a algumas espécies.
O gibão-de-hainan necessita de uma intervenção imediata, estando no limiar da extinção com menos de 20 indivíduos no habitat natural. Também o gorila-do-rio-cross necessita de intervenção, com menos de 400 indivíduos no meio selvagem. Estima-se ainda que, daqui a apenas 50 anos, o gorila-da-montanha esteja totalmente extinto.
«Sem o apoio de iniciativas, como esta campanha da EAZA, da qual o Jardim Zoológico faz parte, estas espécies extinguir-se-ão. Todos podemos e devemos apoiar esta causa», refere o ator Ricardo Carriço, porta-voz da campanha.
Uma das principais ameaças aos grandes primatas é a exploração mineira. A tantalite (mineral utilizado no fabrico computadores e telemóveis) é extraída de uma reserva natural para o gorila-das-terras-baixas, na República Democrática do Congo, destruindo o seu habitat. Como consequência, nos últimos anos esta população diminuiu 80% nesta área.
Por todas estas razões, a TMN Kids juntou-se ao Jardim Zoológico nesta causa, através do incentivo à reciclagem de telemóveis. Por isso, a TMN Kids irá entregar 1€ por cada telemóvel antigo que for entregue no Jardim Zoológico. O valor angariado irá reverter para a campanha de conservação dos grandes primatas.
Para que todos possam contribuir para esta campanha, foi ainda criado um número de telefone (760 78 20 30), para o qual basta telefonar. O custo da chamada é de 0,60€ + Iva, valor que irá reverter directamente para o fundo de conservação dos Primatas.
Saiba mais sobre a campanha em www.apecampaign.org ou em www.zoo.pt.
Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógica e lúdica. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A 28 de Maio de 2011, o Jardim Zoológico celebrará 127 anos.
Sobre a EAZA - Associação Europeia de Zoos e Aquários
Fundada em 1992, a Associação Europeia de Zoos e Aquários representa mais de 300 instituições em 35 países. A missão da EAZA é facilitar a cooperação entre a comunidade de zoos e aquários europeus, de forma a promover o profissionalismo existente na manutenção e apresentação dos animais para a educação do público e contribuir para a investigação científica e para a conservação da biodiversidade global.
No ano 2000, a EAZA iniciou a organização de campanhas anuais de conservação de várias espécies. Estas campanhas aumentaram a cooperação entre os membros da EAZA e outras organizações de conservação, abordando questões que afetam várias espécies e habitats. Seja focando as atenções no comércio de carne de animais selvagens, nas ameaças à rica biodiversidade das florestas tropicais ou aos animais tão emblemáticos como os anfíbios, os tigres e os rinocerontes, as campanhas da EAZA têm angariado fundos, promovido a sensibilização e impulsionado a regulamentação para a mudança de atitudes e comportamentos da humanidade, contribuindo para a preservação dos animais selvagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão