terça-feira, 19 de junho de 2012

Entidade pede ajuda para tratamento de cães com tumor venéreo transmissível




Tumor Venéreo Transmissível (TVT) é uma doença sexualmente transmissível de cães, machos e fêmeas, que tem se tornado muito comum entre os animais que vivem nas ruas de Maceió (AL). Depois do caso do Batatinha, cão encontrado no Sítio São Jorge, portador da doença há três anos, o Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM Maceió) encontrou nas ruas mais dois animais sofrendo do mesmo mal.
O Batatinha precisou passar por uma longo tratamento a base de quimioterapia (leia aqui), realizado pelo Dr. Paulo César*, e no final foi necessário um cirurgia, realizada pela Dra. Rafaela Pastl*, para remover o restante do tumor, que não saiu com a medicação. Agora o animal está saudável e já foi devolvido ao tutor, depois que a Dra. Rafaela realizou sua castração, para evitar que o animal contraísse o TVT novamente.
Agora, mais dois animais precisam realizar o tratamento quimioterápico contra a TVT e o GVAM pede ajuda de veterinários e da solidariedade das população para comprar os medicamentos necessários, que são caros.
Os animais foram encontrados pela protetora Luceli Mergulhão, coordenadora do GVAM. “Estava passando em uma rua perto de onde moro, me deparei com um animal se coçando muito e com o pênis muito inchado, TVT, consegui falar com o dono que me mostrou mais outros animais em situação tão ruim quanto o primeiro, e quando perguntei porque chegaram nesse estado a resposta foi bem simples, ‘não pode fazer nada’”, resumiu a protetora.
Segundo Luceli, além do TVT, os animais estão com muita sarna e passando fome, por isso a urgência do caso. Para Luceli, é essencial a ajuda população para comprar a medicação e alimento para os animais, mas, sobretudo, a ajuda de algum veterinário é o mais importante.
“A medicação que é preciso para esses casos é o ‘vincristina’ e até agora só conseguimos dois vidros, precisamos de pelo menos quatro, pois os cães são de porte grande e não podemos começar e parar por não ter as doses suficientes para todo o tratamento”, explicou Luceli. “Esses casos precisam da ajuda de algum veterinário para consulta, exames, castração e no tratamento do TVT, estamos esperando um contato”, pediu ela.
Para quem quiser ajudar, basta entrar em contado com o GVAM pelos números: (82) 9625.3013 / (82) 8888.6570 / (82) 9168.5787 / (82) 8834.1302.
Ou realizar depósitos na conta:
Caixa Econômica Federal
conta – 00037779-5
Op. – 013
agência – 2047
Luceli Pereira M de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão