Macacos usam cobertores para se esquentar.
Répteis contam com gruta com infravermelho.
Os animais também precisam de cuidados especiais nos dias frios. No Zoológico de São Paulo, na Zona Sul, o macaco-aranha tem uma casa com porta giratória para fechar quando a temperatura despenca. Além disso, o cuidador também distribui cobertores para os animais. No recinto do orangotango também tem proteção.
"O controle da temperatura dos animais garante o bem estar e a saúde. Por isso que mudanças de temperaturas, a gente precisa entrar com aquecimento, cobertores e alimentação mais calórica", explica a bióloga Fátima Valente Roberti.
Para outros animais, manter a temperatura é fundamental. Os répteis têm metabolismo baixo e dependem da temperatura externa para todas as funções vitais. Por isso, eles dispõem de uma gruta com infravermelho, que não ilumina muito, mas aquece o ambiente.
As aves também precisam de calor. A ararajuba amazônica tem 5 meses, está trocando as penas. Um aquecedor junto da gaiola aquece a ave.
O Zoológico de São Paulo funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada varia de R$ 6,50 até R$ 17. O zoo fica na Avenida Miguel Stéfano, 4241.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão