terça-feira, 29 de maio de 2012

Campanha contra matança de focas é censurada por TV canadense

Industria da morte



Quem teria 'coragem' de matar esse animal? Foto: FLICKR
Recentemente a ONG PETA tentou levar para as emissoras canadenses uma campanha contra a temporada anual de caça às focas no Canadá, mas o novo comercial foi vetado pois suas imagens foram consideradas “muito fortes”. As informações são da Global Animal.
De acordo com o Huffington Post, a agência reguladora The Television Bureau, que é responsável pela aprovação de programas e comerciais no Canadá, exigiu que duas cenas fossem excluídas do anúncio para que o mesmo pudesse ser veiculado. “As seguintes cenas terão de ser removidas. A cena aos 39 segundos que mostra a foca morrendo terá que ser excluída, e a cena aos 45 segundos terá que ser revisada”, escreveu Jessica Bassermann da Television Bureau.
A primeira cena em questão é a de uma foca cuspindo sangue após ter sido espancada, e a segunda mostra um caçador matando uma foca e em seguida arrastando o seu corpo preso por um gancho, pelo gelo manchado de sangue. A PETA se recusa a retirar as cenas que mostram a realidade do abate das focas. “Nós pensamos que a verdade deve ser mostrada. Acreditamos que se o governo é tão orgulhoso e vai tão longe para defender este programa, o mesmo deve ser visto pelo país e pelas pessoas que pagam por isso. Nós não queremos que a realidade seja maquiada, nós queremos mostrar exatamente o que eles fazem”, disse Dan Mathews, Vice Presidente da PETA.
Jessica disse à PETA que se a agência aprovar o anúncio, ele ainda pode ser rejeitado pelas emissoras. O canal CTV Edmonton foi contactado pela PETA e concordou que as cenas tenham que ser removidas.
No anúncio, que pode ser visto no site da PETA, a atriz canadense Emmanuelle Vaugier ressalta que a questão não é apenas a caça cruel, mas também envolve pelo menos 7 milhões de dólares em impostos pagos pelos contribuintes a cada ano para sustentar esta indústria da morte.
De acordo com Erin Filliter, porta-voz do Ministério da Pesca, o governo não relaciona esta despesa e portanto o montante não pode ser confirmado. Ela também afirmou que a matança das focas no Canadá é “conduzido de uma maneira humana e respeitosa e a utilização plena dos animais apanhados é fortemente encorajada” – como se fosse possível afirmar que não é crueldade tirar a vida de um ser vivo.
Veja o vídeo da campanha:
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão