domingo, 20 de maio de 2012

Tigre-de-bengala vira sensação em Zoo enquanto aguarda namorada


Equipe de Zoológico tentou que tigre branco (à esquerda) namorasse fêmea do parque, mas não deu certo; com chegada de tigre-de-bengala (à direita) nesta semana, técnicos avaliam nova chance de formar um par com tigresa que já vivia no local (Fotos: Ardilhes Moreira/G1)
O tigre-de-bengala Tom, de aproximadamente 8 anos, mal chegou ao Zoológico de São Paulo , na Zona Sul da capital paulista, e já tem uma missão especial: fazer par romântico com a tigresa Tainá, de 7 anos.
Tom e outro três animais (o urso pardo Dingo e as onças Virgulino e Raimundinho)  passaram a integrar as atrações do zoológico na quinta-feira (17), depois de serem resgatados de um hotel em Santa Catarina.
Segundo o biólogo Cauê Monticelli, a aproximação entre Tom e Tainá será muito delicada para evitar brigas entre os dois. "Tem que ser aos poucos, se conhecendo de longe, até que estejam prontos para ficar no mesmo local", disse. A paquera deve começar no fim desse mês. Tainá já teve um parceiro - um tigre branco como ela, ainda residente do zoológico -, mas os dois não se deram bem depois de um tempo de relacionamento.
Quanto aos outros animais, Monticelli não deu previsões amorosas positivas. "O urso pardo é único no zoológico, não temos um como ele aqui já há mais de oito anos", disse. "Se for viável achar [uma parceira] e trazer, vai ser bem interessante", disse.
Já as duas onças devem ficar restritas à companhia uma da outra, pois são pai e filho. De acordo com o biólogo, a relação dos dois é tão próxima que chamou a atenção da equipe do zoológico. "O filho segue o pai. Até no momento de comer, o pai come primeiro. É uma relação de respeito e até de submissão", comentou. No momento de adaptação, a onça mais nova apenas entrou no espaço de exposição depois que a mais velha foi, deu uma volta e voltou.
Zoológico não tinha urso pardo há mais de oito anos (Foto: Ardilhes Moreira/G1)Zoológico não tinha urso pardo há mais de oito
anos (Foto: Ardilhes Moreira/G1)
Resgate de hotel
Segundo Monticelli, os animais ficavam em um zoológico particular em um hotel na cidade de Salete, em Santa Catarina. O Ibama interditou o estabelecimento no final de 2011 por falta de segurança após a fuga de um elefante. Depois da interdição, os bichinhos do hotel foram postos à disposição de zoológicos que pudessem aceitá-los. 
Além do tigre, do urso e das duas onças, o Zoológico de São Paulo aceitou quatro catetos, uma ema, dois elefantes e um aoudad. Todos passaram por exames e fase de adaptação ao novo ambiente. A ema e os catetos devem ser expostos ao público já a partir do próximo mês, mas o aoudad ainda passa por um tratamento de saúde.
Cuidados com o frio
Enquanto no verão os animais ganham sorvetes e banhos, no inverno os bichos do Zoológico de São Paulo comem mais e ganham aquecedores. Segundo a bióloga Inaiá Sedenho Manoel, os mamíferos e as aves recebem alimentos com teor calórico mais alto para aumentar a energia durante o período de temperatura mais baixa, bem como feno e proteções de plástico.
O destaque de cuidado no frio vai para os répteis. "Réptil depende muito da temperatura do ambiente. No inverno, prestamos atenção para essa temperatura não variar tanto. Então colocamos aquecedor, mantemos pedras e água aquecidas", disse a bióloga.
Quem quiser conferir os quatro novos animais do zoológico e os preparos gerais para enfrentar o frio pode visitar o parque entre terça-feira e domingo, das 9h às 17h, na Avenida Miguel Estéfano, 4241. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 5073-081.
Relação próxima entre onças chamou atenção de equipe do zoológico (Foto: Carlos Nader/Zoológico de São Paulo)Relação próxima entre onças chamou atenção de equipe (Foto: Carlos Nader/Zoológico de São Paulo)
fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão