Jessica Pacheco
Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Ibama/AL já recebeu primeira leva de pássaros apreendidos
O Ibama/AL conclui, nesta sexta-feira (10), mais uma ação de combate ao tráfico, comércio e cativeiros ilegais de animais silvestres. Ação é desenvolvida através da operação de âmbito nacional batizada de ‘Via Ápia’ e já apreendeu mais de 80 animais silvestres em municípios do interior de Alagoas.
A ação foi iniciada na última terça-feira (7) e deve ser encerrada hoje. Ontem, a equipe de fiscalização do Ibama/AL, juntamente com a Divisão de Proteção Ambiental (DIPRAM) do órgão, encaminhou 51 aves que foram apreendidas em criadouros ilegais, pontos comerciais e residências dos municípios de União dos Palmares e Maragogi.
A operação do Ibama/AL contou com a participação de todos os agentes da fiscalização do órgão, e quatro veículos do órgão. No final da tarde desta sexta-feira (10), os fiscais devem retornar a Maceió, trazendo mais animais apreendidos.
A primeira leva de pássaros silvestres apreendidos durante essa operação já estão sob os cuidados do Cetas. Segundo biólogo Leonardo de Araújo, estagiário do Cetas, responsável pelos animais, foram apreendidas: nove sibites; dois vim vim; sete patativas; nove papas Capim; dois sabiás barraco; dois sabiás laranjeira; duas rolinhas fogo-apagou; dois curiós; três senhaço de coqueiro; quatro senhaço cinza; um azulão; dois canários da terra; três galos de campina; uma craúna; um xexéu verdadeiro; e um curiatã de coqueiro.
Um dos sabiás presos durante a operação estava cego. Segundo o biologo Leonardo de Araújo, os traficantes cegam a ave para que ela fique 'calma' na gaiola e assim é mais fazil a comercialização.
"Eles cegam o animal, aí vendem como se eles fossem calminhos. Mas não é isso, a ave cega pensa sempre que esta dormindo, por isso fica aí paradinha. Essa não pode mais voltar a seu habitat natural", lamenta Leonardo.
Dia ‘D’ da Operação Via Ápia
O Ibama/AL considerou a quarta-feira (8) o dia ‘D’ da operação Via Ápia em Alagoas. Isso por que, no município de União dos Palmares, a equipe de fiscalização do Ibama/AL flagrou um empreendimento hoteleiro do município que mantinha uma espécie de zoológico ilegal dentro do local.
“Dentro do Quilombo Park Hotel, a equipe encontrou animais soltos no meio das dependências. Era uma espécie de zoológico e os animais eram utilizados como atração, tudo ilegal”, explicou a assessoria do órgão.
No local foram apreendidos quatro veados da mata e oito porcos do mato, conhecidos como cetatos, que não apresentavam autorização para criação. O DIPRAM autuou o hotel e o multou em R$ 6.000 com base nas Leis de Crimes Ambientais nº 9605/98, art. 29, e Lei n° 6514/08, art. 24. Os animais também foram recolhidos a sede do Ibama/AL, em Maceió.
primeiraedicao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão