sábado, 19 de abril de 2014

Porcos são torturados vivos antes de virarem carne

Porco sendo transportado para o matadouro (Foto: Toronto Pig Save)
Porco sendo transportado para o matadouro (Foto: Toronto Pig Save)
Apesar de investigações em fazendas de porcos por numerosos grupos de proteção animal revelarem as mesmas crueldades indizíveis, ano após ano, o impassível fetiche por bacon continua, em grande parte porque as pessoas são capazes de convencer a si mesmas de que estes foram apenas casos isolados de maus-tratos; uma exceção, não uma regra.
Apesar de existirem fazendas onde os porcos não são maliciosamente espancados, atirados e queimados, a verdade é que praticamente todo bacon (e bisteca, e presunto…) vem de um porco submetido a mutilações excruciantes sem qualquer anestesia ou analgésico. Esses procedimentos de tortura são todos legais e rotineiros, parte das práticas padrões conhecidas como “processamento” de leitões, que se iniciam poucos dias após o seu nascimento. Estes abusos são frequentemente infligidos nas pequenas, e assim chamadas “fazendas humanitárias”.
A maioria dos porcos têm seus rabos cortados sem anestesia
Embora porcos sejam alguns dos animais mais inteligentes e inquisitivos do planeta, mais de 97% desses animais nos Estados Unidos são criados em fazendas industriais do tipo armazém. Amontoados em galpões cheios de estrume e aos milhares, e incapazes de realizar os mais básicos comportamentos essenciais para o seu bem-estar, porcos sofrem de depressão e ansiedade e exibem comportamentos de estresse estereotipados, incluindo morder as caudas dos companheiros de confinamento. A fim de prevenir esse comportamento (o qual resultaria em infecção, e subsequente prejuízo), fazendeiros cortam metade ou mais dos rabos dos filhotes sem qualquer anestesia ou analgésico.
A maioria dos animais têm seus dentes quebrados com alicates
Porcos recém-nascidos têm oito dentes afiados, que arranham as mamas das suas mães, bem como outros filhotes. Enquanto que esses dentes têm um importante propósito na natureza, feridas causadas por eles podem às vezes levar a infecções ou outros danos que resultam em prejuízos aos fazendeiros. Porcos criados em fazendas industriais, assim como em muitas fazendas pequenas, têm seus dentes quebrados ao meio, ou mesmo na altura das gengivas, com alicates, procedimento que pode ser visto no vídeo abaixo.
porcos-imagem-2
Entalhe de orelha é o método mais comum de identificação de porcos. Com uma ferramenta denominada “V-notcher” (semelhante a um furador), triângulos de carne são cortados das orelhas dos filhotes como se fossem pedaços de papel, ao invés de apêndices sensíveis cheios de nervos e vasos sanguíneos. Os entalhes na orelha direita representam o número da ninhada, e os da orelha esquerda o número de cada indivíduo. Sob esse sistema, cada porquinho de uma mesma ninhada tem o mesmo número de entalhes na orelha direita, e diferentes números de entalhes na orelha esquerda. Eles chegam a ter até cinco entalhes cortados numa só orelha.
Praticamente todos os machos têm seus testículos arrancados (a maioria sem anestesia)

Castrating piglets


Quase todos os porcos machos dos Estados Unidos são castrados afim de evitar o “odor sexual”, um cheiro forte e indesejado presente na carne dos machos não castrados (O odor sexual é proibido pela regulamentação alimentícia de muitos países). Quase todos são castrados sem anestesia, ou sequer um analgésico, uma vez que essas medidas aumentariam os custos. Normalmente um bisturi é utilizado para fazer uma incisão acima de cada testículo, que então são espremidos e arrancados, ou cortados no cordão espermático.
Mutilações sem anestesia são comuns em fazendas pequenas e industriais

Os porcos são submetidos a mutilações brutais. Particularmente cruel é a prática de anéis nasais. Porcos são animais altamente curiosos, e em ambiente natural irão passar quase metade do seu tempo ativo explorando as redondezas. Seu comportamento exploratório instintivo preferido é fuçar o solo, uma habilidade considerada básica para o bem estar de todos os porcos. Entretanto, muitos dos pequenos fazendeiros se queixam que este hábito destrói o pasto (no caso de animais criados soltos). Para impedir este comportamento, fazendeiros frequentemente inserem argolas de arame ou metal nos focinhos dos porcos, tornando o hábito de fuçar extremamente doloroso. Cientistas já confirmaram que o focinho de um porco em formato de disco têm tantos sensores receptivos como a palma de uma mão humana. Além de causar tremenda dor física, anéis nasais são fonte de grande frustração emocional para os porcos, na medida em que impedem um de seus instintos mais naturais. O angustiante vídeo acima mostra o que seria considerado um “método humanitário” de aplicação desses anéis, enquanto que este vídeo mostra um método ainda mais cruel, praticado em algumas fazendas familiares.
Porcos de fazendas pequenas, criações ao ar livre, e muitos outros rótulos humanitários também são submetidos a entalhe de orelha e castração sem anestesia. Mesmo o mais rigoroso selo de certificação de bem-estar animal dos Estados Unidos (Animal Welfare Approved) permite a castração e o entalhe de orelhas sem nenhuma anestesia. No vídeo abaixo, a fazenda Karma Glos, de Kingbird, certificada com este selo, demonstra seu método “puxar e rasgar” de castração de filhotes, sem nenhuma anestesia (Você também pode assistir à “mutilação humanitária de orelha” desta fazenda certificada, aqui).
A razão principal pela qual o abuso e tortura de animais na pecuária acontecem, não é porque fazendas industriais sejam corruptas, nem porque grandes indústrias sejam gananciosas, ou tampouco porque empregados de fazendas sejam dessensibilizados e sádicos, embora todos esses fatores existam. Mas a razão mais importante por trás do abuso e tortura desses animais é que os consumidores, incluindo aqueles que só compram produtos animais “certificados”, estão enviando a mensagem de que explorar, maltratar e matar animais por prazer – por carne e secreções as quais nós não temos necessidade biológica de consumir – é moralmente aceitável. Você não pode pagar para que pessoas inflijam violência desnecessária aos animais, e depois dizer que os mesmos animais não deveriam sofrer violência desnecessária. Trata-se de uma posição moralmente inconsistente, e, portanto, desprezível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão