segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Santo André (SP) quer ampliar castrações de cães e gatos


A Prefeitura de Santo André quer mudar as políticas públicas voltadas para os animais. Para tanto, criou o Comitê de Defesa e Proteção Animal, que reúne integrantes do poder público e sociedade civil. Um dos principais objetivos, ainda para este ano, é ampliar o número de castrações. Atualmente, o município realiza 250 procedimentos ao mês, em parceria com a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais).
Além disso, a ideia é fazer também mutirões nos moldes do que foi feito no ano passado em Paranapiacaba, no qual foram castrados 120 animais, sendo 80 cães e 40 gatos. A próxima região a receber mutirão será o bairro Recreio da Borda do Campo e entorno, conforme destaca a Diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, Maria Luiza Malatesta. “Neste bairro temos registro de pessoas contaminadas por febre maculosa, cujo carrapato é hospedado pelo cachorro. Além da castração, vamos promover trabalho de conscientização dos moradores no local, com a distribuição de coleiras antipulga e carrapatos para os animais.”
Maria Luiza destaca que o comitê foi criado para responder à mudança na forma como a sociedade atual enxerga o animal doméstico. “Antes ele era criado mais solto, nos quintais. Hoje, o animal faz parte da família. Desta forma, o poder público precisa deixar de lado a visão de cuidar do animal apenas para garantir a qualidade de vida do homem, e passar a garantir também o bem-estar do animal.”
Para castrar o animal no município, é preciso fazer cadastro provisório na Gerência de Controle de Zoonoses, que fica localizada na Rua Igarapava, 239. Após o cadastro provisório, o proprietário do bichinho deve ligar para o Fone Fácil (0800-0191944) a fim de oficializar a solicitação.
Reuniões
Além das castrações, o comitê deve se reunir mensalmente para discutir como criar ações efetivas contra o abandono, maus-tratos e vacinação contra a raiva dos animais, além de elaborar o censo animal na cidade, que será dividida em sete regiões.
Até o momento, foram realizadas quatro reuniões para elaboração do regimento, que já está finalizado e conta com quatro pessoas eleitas (presidente, vice-presidente e dois secretários), entre representantes do governo municipal e de instituições da sociedade civil. Nos próximos dias, haverá a formalização do novo órgão, por meio de portaria assinada pelo secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, com publicação no Diário Oficial. Vale ressaltar que a saúde animal integrou o Plano de Governo do prefeito Carlos Grana (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão