quarta-feira, 31 de julho de 2013

Linces são mortos na Califórnia para servir ao comércio de peles


Por Patricia Tai (da Redação)
Foto: Care2
Foto: Care2
No inverno passado, a descoberta de que linces estavam sendo alvo de caçadores no Parque Nacional de Joshua Tree (Califórnia, EUA) levantou um clamor público pela proibição da prática no estado. Pessoas que vivem perto do Parque estão trabalhando para proteger esses felinos do comércio de peles. As informações são da Care2.
Infelizmente, caçar linces na Califórnia é perfeitamente legal de Novembro a Janeiro. Apesar da espécie ainda não estar ameaçada de extinção, o desaparecimento de alguns desses animais da paisagem tem entristecido os moradores da região, e estes têm lutado pela aprovação de uma lei que protegerá os linces dos caçadores.
“O mundo literalmente voltou-se contra Joshua Tree”, afirmou Tom O’Key, que encontrou a primeira armadilha em sua propriedade no início desse ano, ao Riverside Press-Enterprise. “Eu diria que isso se tornou um dos assuntos mais significativos para a comunidade como um todo, e um dos maiores pontos de conflito de interesses”, acrescentou.
A Lei de Proteção aos Linces (AB 1213), se aprovada, exigirá que os caçadores parem de colocar armadilhas em volta do Parque Joshua Tree imediatamente, e proibirá a colocação de armadilhas em propriedades privadas sem permissão do proprietário.
Enquanto os moradores esperam salvar seus vizinhos de quatro patas, os caçadores estão lutando pelo seu direito de continuar a matá-los e vender suas peles em leilões para os mercados da China, Rússia e Coreia, entre outros países, por valores entre 200 e 1700 dólares. Autoridades estaduais acreditam que o número de linces mortos aumentou de aproximadamente 600, há quatro anos atrás, para cerca de 1500 no último ano. Defensores dos animais têm ficado preocupados com a possibilidade de haver um aumento ainda maior no número de mortes devido à crescente demanda e valorização do preço das peles no mercado internacional.
Capturar linces em armadilhas e matá-los por suas peles não é só desumano, mas também significa a retirada de um predador, o que causa um impacto nocivo no ecossistema. Além disso, os linces são animais admirados pelos turistas, e matá-los gera um efeito negativo ao ecoturismo. Aproximadamente 1,4 milhões de pessoas visitam o Joshua Tree todo ano para apreciar a paisagem e vislumbrar os animais selvagens que nele residem, enquanto um pequeno grupo de indivíduos tem licenças para matá-los.
Segundo a reportagem, a aprovação da lei está em curso. Passou na Assembleia e será julgada por um comitê no Senado no dia 12 de Agosto.
Assine a petição que apela para que o Senado aprove a Lei AB1213 e proteja os linces da Califórnia:
fonte:anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão