quarta-feira, 31 de julho de 2013

Primeiro hambúrguer de carne ‘in vitro’ da história deve ser apresentado em agosto

Leia toda a matéria e participe da nossa enquete, queremos saber sua opinião.
A ideia de existir carne in vitro vem sendo trabalhada há anos pela comunidade científica mas parece que agora temos uma data para a apresentação do produto ao mundo. O aglomerado de mais de três mil tiras de carne cultivada em laboratório deve ser cozido e degustado diante de uma plateia em Londres nos primeiros dias do mês de agosto.
O professor Mark Post e sua equipe esperam que a novidade ajude na possível (e provável) crise alimentar e de água que viveremos nas próximas décadas. O hambúrguer foi criado a partir de algumas células de um animal abatido, como tantos encontrados nos açougues. Os cientistas multiplicaram estas células e conseguiram feixes de carne muito semelhantes aos da carne que hoje é consumida pela maioria da população.
A crescente demanda por carne levará o mundo a uma escassez de alimentos e de água potável, além de destruir ainda mais as florestas que restam. A pecuária demanda muitos recursos para que os animais cresçam e sejam abatidos, por isso, se o Homem quiser continuar a comer carne daqui quarenta anos, provavelmente será a carne criada por Mark. Em 2050, segundo dados da ONU, teremos uma população de 9,6 bilhões de indivíduos, o que torna completamente inviável a alimentação baseada em carne animal como temos hoje.
O hambúrguer criado em laboratório pode levar de cinco a dez anos para chegar às gôndulas dos supermercados, mas está prestes a se tornar realidade com o evento programado para o começo de agosto. Por enquanto, o valor do hambúrguer tem um valor muito alto para ser comercializado, o equivalente a R$ 800,00.
Divergências de opinião na comunidade vegetariana
Embora seja produzido em laboratório, o novo hambúrguer continua sendo de origem animal, já que as células que o compõem vieram de um animal verdadeiro, que morreu na cadeia pecuária. Porém, a questão do sofrimento e da crueldade em relação à produção do hambúrguer pode ser discutida, afinal, são células repetidas aos bilhões.
Tecnicamente, em algumas décadas talvez não seja mais preciso matar nenhum animal para alimentar bilhões de pessoas com carne. Se chegarmos a este ponto (ou melhor, quando chegarmos), qual será sua postura em relação ao tal produto? Você comeria um hambúrguer criado em laboratório a partir de células de animais? Deixe sua opinião nos comentários.
De uma forma ou de outra, o fato é que esta carne pode ajudar a poupar a vida de bilhões de animais anualmente. Para aquelas pessoas que simplesmente dizem não conseguir viver sem comer carne, é um prato cheio.
fonte:vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão