quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tutores de gatos denunciam mortes por envenenamento em Araraquara (SP)


Tutores de gatos denunciam mortes por envenenamento em Araraquara (Foto: Reprodução/ EPTV)
Tutores de gatos denunciam mortes por envenenamento em Araraquara (Foto: Reprodução/ EPTV)
Os tutores de gatos no bairro São Geraldo, em Araraquara (SP), estão preocupados devido à morte de cinco animais por envenenamento em apenas uma semana. A Secretaria de Meio Ambiente disse que vai investigar os casos.
O funcionário público Claudinei Martiniano de Oliveira disse que presenciou ao amanhecer um gato todo duro e babando. “É veneno que estão dando, é muita crueldade mesmo”, relatou.
Dois gatos do bairro foram levados ao Centro de Triagem de Animais. O veterinário Alexandre Rizzo disse que é difícil salvar os bichos porque o veneno ataca o sistema nervoso. Por isso, é preciso agir rápido.
“O gato fica salivando muito, com a pupila dilatada, parece até que está louco. Se a ingestão de veneno for pouca e o atendimento rápido, a gente consegue normalizar o estado em até três dias”, disse Rizzo.
O veterinário atende por mês cerca de oitos gatos vítimas de envenenamento, geralmente por chumbinho. “Os tutores têm que prestar bem atenção se há algum alimento diferente no quintal do que ele costuma dar no dia a dia”, orienta.
Denúncias
Em Araraquara, a Secretaria de Meio Ambiente recebe por mês cerca de 250 denúncias de envenenamento e maus-tratos. Primeiro é feita uma investigação e depois um boletim de ocorrência. Dependendo da gravidade, o caso é encaminhando para o Ministério Público.
A Secretaria informou que investigará as mortes no bairro São Geraldo. “Envenenamento é crime, qualquer anormalidade que o tutor perceba no animal  é preciso entrar em contato com o Meio Ambiente que nós encaminhamos um fiscal no local”, disse José Antônio Delle Piagge, responsável pela ouvidoria.
Para denunciar casos de envenenamentos e maus-tratos, o número é: 0800 774 0440.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão