quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Veterinário salva a vida de ganso na Itália




Foto: Reprodução/La Nazione
O ganso Ottorino mora em Montevarchi, na região da Toscana, Itália, e há alguns dias ostenta um bico de cobre amarrado por um fio. Por trás deste acessório há, porém, escondida a esperança de vida desta afortunada ave e a genialidade de um veterinário. As informações são do jornal italiano La Stampa.
Ottorino perdeu parte do bico devido a uma mordida de raposa e, sem ele, não podia comer. De acordo com o jornal La Nazione, quem o salvou foi o veterinário Andrea Briganti, de Florença. “Ninguém nunca havia tentado algo parecido. Eu reconstruí a parte que faltava e foi um mix entre cirurgia e intervenção artística. A prótese se adéqua tanto em cor como em consistência”, explicou.
O ganso vive com uma família que o ama realmente e cuida dele como um filho. Mas no domingo passado, quando a tutora do ganso abriu o local onde a ave é mantida, o encontrou ensanguentado e sem parte do bico superior. “Pensei imediatamente que uma raposa havia mordido meu ganso, pois encontrei pegadas na neve do lado de fora. Provavelmente Ottorino colocou o bico em uma fenda que existe na porta e a raposa se aproveitou”, conta.
Foi a própria tutora que perguntou ao veterinário se existiria uma prótese, algum sistema que no fim poderá salvar a vida de muitas de aves que, como Ottorino, perderam o bico e sem ele ficam fadados a morrer de fome.
Hoje o ganso está feliz em sua casa, procurando se recuperar do susto.
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão