Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o açude é primordial para famílias da região. Devido a forte seca, as águas desapareceram e a lama toma conta do local. Com isso, o pouco volume de água não sustenta a oxigenação dos peixes, que acabam morrendo.
Em alguns municípios baianos, as chuvas começaram a cair nesta segunda-feira (15), mas na cidade de Adustina, a estiagem continua e preocupa cada vez mais os moradores da região.
Morte na Capital
Na Lagoa dos Patos, no bairro da Pituba, em Salvador, milhares de peixes apareceram mortos, vitimas do calor excessivo que assola a capital. De acordo com a vereadora Ana Rita Tavares (PV), a biodiversidade da Lagoa dos Patos está ameaçada desde o final de 2012 em decorrência de um processo avançado de seca que ameaça a fauna e flora locais. “Temos lá na lagoa peixes, gansos, patos, jacarés e tartarugas que estão correndo o risco de morte”, declarou Ana Rita.
Ela apresentou projeto solicitando à Secretaria da Cidade Sustentável a criação de um programa de revitalização do ecossistema e conservação das áreas comuns da lagoa.
Com informações de Correio 24h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão