CAUSA SERÁ INVESTIGADA
Por Claudia Braghetto (da Redação)
Répteis, lontras e insetos morreram em um incêndio na casa de animais tropicais de um zoológico, nas primeiras horas do dia 14. Horrorizados, os proprietários Brian e Shirley Curran foram acordados por um alarme às 3: 50 da manhã e encontraram a área cercada em chamas no Zoológico Five Sisters, em Polbeth, West Lothian (Escócia). As informações são do Daily Mail.
Cinquenta bombeiros e onze caminhões foram chamados para enfrentar as chamas que foram descritas como “ferozes” e duraram muitas horas. É de conhecimento que todos os animais da área dos répteis, incluindo tartarugas, lagartos, geckos (répteis também da família dos lagartos), cobras e iguanas, morreram.
Nove suricatos estão desaparecidos, dois foram sacrificados e mais dois estão sendo tratados por terem inalado fumaça, juntamente com um grupo de lêmures que sobreviveram ao incêndio.
Uma colônia de 500 mil formigas-cortadeira foi morta, assim como grilos e bichos-pau. O número de animais mortos ainda não é conhecido, pois a estrutura queimada não é segura para ser adentrada, mas um porta-voz disse que dúzias desfaleceram. Os bombeiros conseguiram resgatar dois crocodilos-anão e uma lontra.
Lesley Coupar, do marketing e serviços ao visitante do zoológico, descreveu o incêndio como “o pior pesadelo”. Ela confirmou que um grupo de répteis e insetos vivendo na área dos répteis, e uma lontra abrigada em outro local, morreram.
“Estamos arrasados. É o pior pesadelo”, ela disse. “Nós resgatamos animais, dando-lhes um refúgio seguro. Olhar para os restos e tudo que sumiu de lá, é a pior tragédia que poderia acontecer.”
“Havia dúzias de animais dentro da área dos répteis e todos morreram. Nada sobreviveu.”
“Os proprietários obviamente estão desesperados, como todos nós. Nós somos amantes dos animais. Os Currans colocaram suas vidas no zoológico. Eles estão desesperados.”
“A única coisa a se agradecer é que alguns animais da área dos répteis estavam sendo abrigados temporariamente em outro local.”
Ela acrescentou: “Nós achamos que alguns suricatos conseguiram escapar por um túnel que conecta a área fechada deles com o exterior”.
“Os crocodilos também estavam a salvo, pois se localizavam na área exterior com piscina deles.”
Ao descrever o desdobramento dos eventos, ela disse: “O alarme soou em torno de 4:00 da manhã. Os proprietários, que vivem no local, acordaram e, ao descer, viram a área dos répteis em chamas”.
A senhora Coupar disse que os crocodilos-anão do Oeste da África que estavam na área foram salvos. Mas ela acrescentou: “Uma de nossas lontras foi encontrada morta. Infelizmente o macho morreu. A fêmea está sendo cuidada pelo veterinário neste momento”.
O fogo, que ainda estava em progresso, foi confinado à casa tropical e estava bem vivo durante o incidente.
Um total de onze caminhões dos bombeiros, incluindo equipamentos especiais, estavam envolvidos na operação, durante seu ápice.
Ruth MacLeod, uma porta-voz dos Bombeiros e Serviço de Resgate escocês, disse que o trabalho deles estava diminuindo o fogo, que havia começado muitas horas atrás. Ela disse: “A casa tropical, onde o fogo começou, estava bem acesa quando as equipes chegaram ao local. Os ventos fortes tornaram o combate ao fogo mais difícil, mas as equipes agiram com sucesso para prevenir que o fogo se espalhasse para as áreas vizinhas onde estão os outros animais”.
“Eles ainda estão combatendo o fogo, mas ele está contido na casa tropical. Acredito que nós estaremos por lá durante muitas horas.” Ela disse que a equipe continuou no local em “número significativo”.
Um porta-voz da polícia da Escócia disse: “A polícia está atualmente atendendo um zoológico em West Calder por conta de um incêndio que começou em torno de 04:00 da manhã em um estabelecimento abrigando animais exóticos”.
“A causa do incêndio ainda é desconhecida e investigações serão iniciadas em seguida.”
Os Currans inauguraram o zoológico, que tinha em torno de 130 animais, em 2005. Eles administravam anteriormente um centro de jardinagem com algumas poucas instalações com animais exóticos.
O zoológico tem mais de 130 espécies diferentes de animais, pássaros e répteis de todo o mundo. Nenhum humano se machucou no incidente.
fonte: anda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão