terça-feira, 22 de abril de 2014

Cão esfaqueado 7 vezes no Amapá mobiliza internautas no Facebook


Foto: John Pacheco/G1
Foto: John Pacheco/G1
Internautas ligados a entidades de proteção aos animais em Macapá mobilizaram uma campanha virtual pelo Facebook paraarrecadar dinheiro e pagar as despesas médicas do cão SRD Dudu, de 2 anos. O animal levou sete facadas no dia 11 em frente à casa onde vive, no bairro Marabaixo, Zona Oeste da cidade. Os tutores do cachorro desconhecem as causas que levaram o responsável, não identificado, a cometer a agressão. O cão teve um rim, o intestino e o baço perfurados.
dona de casa Eliete Pereira, que cuida de Dudu, conta que só percebeu que ele estava machucado quando entrou em casa gemendo e sangrando. “Foi um susto. Meu cachorro é manso, vive solto. Não entendo como alguém teve coragem de fazer uma maldade dessas”, disse, revoltada.
Ao perceber a gravidade dos ferimentos, Eliete encaminhou o cachorro imediatamente a uma clínica veterinária.
“Mesmo sem dinheiro, levamos ele para a clínica com a esperança de que pudesse sobreviver. Não foi nem por mim, mas pelo meu filho de 3 anos, que é muito apegado ao Dudu. Quando soubemos que nosso mascote estava salvo, cheguei a chorar”, contou a tutora, emocionada.
Sensibilizada com o caso, a vizinha da família Geiza Albuquerque iniciou a campanha no Facebook para arrecadar dinheiro e pagar o tratamento de Dudu. “Moro aqui próximo e nunca vi esse cão ser agressivo com ninguém. Após a recuperação dele, vamos procurar justiça contra esse criminoso”, reforçou Geiza, que também cuida de animais abandonados.
A ação no Facebook, que começou no dia mesmo dia da agressão, teve a adesão imediata de amigos e defensores dos animais. Em uma semana, todo o valor necessário para custear o tratamento de Dudu foi arrecadado.
O cachorro já voltou para a casa da família, mas ainda inspira cuidados. “Uma coisa que nunca fiz por outra pessoa eu estou fazendo pelo Dudu, que é dormir no chão. Nas últimas noites, faço isso porque ao meu lado ele fica mais calmo, e isso evita que os pontos dos ferimentos se rompam”, revelou Eliete.
Atualmente, o animal se alimenta apenas com líquidos. Segundo a tutora, ele ainda corre risco de morte. “Só tenho a agradecer a quem está colaborando com o Dudu, e que com isso outras iniciativas de ajuda aos animais sejam feitas em Macapá.”
Combate aos maus-tratos
Por meio da internet e de encontros ao vivo, organizações de proteção dos animais iniciaram uma mobilização para a aplicação de punições a quem comete maus-tratos contra bichos no Amapá.
Entre os casos que provocaram protestos em Macapá recentemente, está o assassinato do cão vira-lata Luiz, no dia 13. O animal foi morto com um golpe de facão. Um engenheiro agrônomo admitiu o crime e disse que o ato foi motivado pela ameaça de ataque do animal à sua filha. O fato ocorreu no bairro São Lázaro, Zona Norte da cidade.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão