segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tutores investem em homeopatia para tratar animais domésticos em Rondônia


Medicamentos naturais são alternativa para cuidar dos animais domésticos (Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Medicamentos naturais são alternativa para cuidar
dos animais domésticos (Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Médicos veterinários têm utilizado técnicas homeopáticas para cuidar da saúde de animais domésticos. A especialidade vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos, inclusive em Porto Velho (RO), onde os produtos e veterinários especializados podem ser encontrados.
Muitas vezes tratados como membro da família, os tutores não dispensam gastos com os melhores tratamentos para seus animais. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais Domésticos, o mercado de lojas especializadas faturou, em 2012, mais de R$ 14 bilhões no país. A medicina veterinária evoluiu e várias práticas inovadoras para os cuidados com a saúde dos animais foram desenvolvidas, uma delas é a homeopatia veterinária.
“A homeopatia são medicamentos naturais altamente diluídos, que nem o cachorro ou o tutor correm algum risco de contaminação ou de ter qualquer patologia, porque o medicamento só age onde existe o problema”, explica Marcelo Real, diretor comercial de uma indústria de medicamentos para animais.
A Associação Brasileira de Médicos Veterinários Homeopatas possui mais de 200 profissionais associados. Atualmente, 24 produtos homeopáticos para animais domésticos são produzidos em 15 laboratórios especializados na área.
“Todos os laboratórios brasileiros de homeopatia veterinária recebem a fiscalização do Ministério da Agricultura. Nós somos fiscalizados pela mesma entidade que fiscaliza os laboratórios químicos e os de vacina animal com o mesmo rigor que o Ministério exige de todas as empresas”, ressalta Marcelo Real.
O empresário Clayton Max foi o primeiro a trabalhar com os produtos em Porto Velho. “Estamos vendendo bem os produtos e a linha homeopática. É um mercado que tem uma linha muito crescente na nossa região”, conta Max.
O empresário Max foi o primeiro a trazer a homeopatia veterinária para Porto Velho (Foto: Reprodução/TV Rondônia)
O empresário Max foi o primeiro a trazer a homeopatia veterinária para Porto Velho (Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Os médicos veterinários buscam sempre um tratamento individual e especializado para cada paciente. A veterinária Daiane Fagundes cuida da cadelinha Leide com produtos homeopatas. A cachorra tem problemas cardíacos, mas tem melhorado após iniciar o tratamento com homeopatia.
“O benefício do remédio homeopático é que a gente trata o problema cardíaco sem sobrecarregar os outros sistemas. E a Leide teve uma resposta muito boa. Aos 2 ou 3 anos ela tinha uma tosse muito forte,  ficava nervosa e com a língua roxa, um sinal do animal cardiopata. Isso tudo sumiu”, conta Daiane.
O balconista David Leonardo também passou por maus momentos com seu animal. “A minha cachorrinha tinha problemas com o parto. Sempre que ia ter filhotes ela não conseguia. Após o uso do remédio homeopático pró-parto, deu tudo certo, ela conseguiu ter os filhotes naturalmente”, diz Leonardo. Com muito carinho, Leonardo segura no colo a Cocada, o filhote é o resultado do parto bem sucedido.
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão