domingo, 11 de agosto de 2013

Operação da Polícia Federal combate tráfico de animais silvestres


Foto: Divulgação/ www.passaros.com
Foto: Divulgação/ www.passaros.com
A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (09) a “Operação Canoro”, com o objetivo de reprimir a venda de pássaros e o tráfico internacional de animais silvestres no Amapá (AP).
Investigações apuraram indícios de que uma pessoa de nacionalidade francesa compraria, pessoalmente e com a ajuda de um comparsa brasileiro, centenas de pássaros da fauna silvestre (curiós e bicudos), em criadouros do País, e, embora indicasse seus endereços como em Macapá e Oiapoque, levaria os animais, na verdade, para a Guiana Francesa, onde reside.
Sete mandados de busca estão sendo cumpridos, em Macapá e Oiapoque, para se confirmar se os pássaros comprados pelo estrangeiro estariam nos endereços informados, ou, em caso negativo, se teriam sido levados para outro país. Para tanto, a Interpol e a Polícia Francesa também estão participando das investigações.
Batizada de “Operação Canoro”, o nome da operação guarda relação com uma das características dos pássaros traficados, que chamam a atenção por serem excelentes “cantores”, sendo denominados de pássaros canoros, podendo ser vendidos em mercado específico, principalmente se forem treinados para competições.
A ação policial contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Se comprovado o envolvimento, os autores podem responder por crime previsto na Lei de Crimes Ambientais e por delitos do Código Penal, a exemplo do contrabando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão