domingo, 11 de agosto de 2013

Animais são abandonados no Hospital Público Veterinário de São Paulo (SP)


Gaspar e Vivi (Foto: Reprodução)
Gaspar e Vivi (Foto: Reprodução)
Gaspar e Vivi, dois alegres animais que conquistam o coração de qualquer um, mas foram deixados feridos na porta do hospital veterinário público, que fica na Zona Leste de São Paulo (SP).
“Traz pra cá, até com uma boa intenção de buscar um abrigo pra ele. Só que aqui, o hospital não tem condição de receber estes animais”, lamenta Cauê Pereira Toscano, diretor do hospital. Os dois casos aconteceram há cerca de um mês. Ambos foram tratados, vacinados e castrados. Agora, esperam a adoção. Enquanto isso, ficam em meio aos animais doentes, dormem nas gaiolas do setor de internação. Acabam até tirando o lugar de outros animais que precisariam do leito e, como consequência, o hospital está sempre lotado.
Mas este é um problema recorrente. Desde sua inauguração, há um ano, mais de trina cães e gatos já foram abandonados. Muitos foram adotados por vizinhos ou encaminhados para ONGS de proteção aos animais.
“Negão” foi o nome dado a outo simpático e dócil cãozinho, que foi abandonado no hospital. Hoje, ele se recupera de uma cirurgia, pois foi vítima de um atropelamento, no qual fraturou o fêmur. A pessoa que o trouxe não veio busca-lo. Após sua recuperação, ele será castrado e vacinado e, somente então, estará apto a encontrar uma nova família.
Quem pega um cachorro ou gato abandonado fica responsável por ele. Se deixar um animal no veterinário e não busca-lo, é crime. “A partir do momento que você tira um animal da rua e leva para um terceiro e deixa o animal lá, sob os cuidados deste terceiro e não deixa os seus dados, você está abandonando este animal”, explica a Coordenadora do Movimento Crueldade Nunca Mais, Lilian Rocknbach.
Negão (Foto: Reprodução)
Negão (Foto: Reprodução)
No novo código penal, que deve ser votado ainda este ano no congresso, as leis conta os maus-tratos de animais serão mais rígidas. A pena para abandono, omissão de socorro e agressão física deve mudar para 1 a 4 anos de prisão. Em caso de morte ou lesão permanente, a pena pode chegar a seis anos de detenção. E para quem promove rinha, a penalidade é mais dura, podendo chegar a 12 anos. Tráfico de animais, de 2 a 4 anos.
Quem quiser ajudar um animal abandonado deve ligar para o 156 e pedir a remoção do bicho. Outra opção é levar o animal ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mesmo que esteja machucado.
“O Centro de Controle de Zoonoses é obrigado a receber este animal em sofrimento porque é um animal abandonado. Existe uma lei que obriga o Centro de Controle de Zoonoses a retirar o animal de sofrimento e, se você o deixa lá, da forma correta, como tem que ser na lei”, acrescenta Lilian.
Quem quiser adotar um dos cães abandonados, basta procurar o hospital veterinário público de São Paulo. O amor e a gratidão de um animal duram a vida toda.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão