Sucatas de monitores são transformadas em camas para os felinos, que adoram o espaço.
A transformação de monitores de computador sem uso em abrigos para gatos rendeu, este mês, um prêmio internacional ao ‘Programa Municipal Bem-Estar Animal’ do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana (SP). O reconhecimento foi dado pela Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, na sigla em inglês), que considerou a ideia criativa e prática.
Sucatas de monitores são transformadas em camas que os felinos adoram. Além de pintura personalizada e a retirada da tela, os servidores municipais colocaram almofadas dentro dos monitores, um ambiente apropriado com abrigo e confortáveis áreas de descanso. Esse foi o detalhe que mais encantou a ASPCA, ONG (Organização Não Governamental) que trabalha para resgatar animais vítimas de maus tratos nos Estados Unidos.
Para a entidade, que é considerada referência em relação ao bem-estar animal e combate aos maus-tratos, o CCZ de Americana supriu um dos cinco quesitos preconizados para o bem-estar animal deixando os gatos livres do desconforto.
Na avaliação de Aneli Marques Neves, uma das veterinárias do CCZ, o prêmio – apesar de simbólico – é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo programa, que foi criado em 2009 e atualmente cuida de 150 cães e 200 gatos. “Nossas ações têm sido voltadas para a busca da melhora do bem-estar dos animais que habitam no CCZ mesmo que seja através de soluções alternativas e criativas que não demandem a aplicação de grandes recursos. São mudanças pequenas, mas que são capazes de melhorar a qualidade de vida deles”, comentou.
Para o secretário de Saúde, Fabrízio Bordon, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho feito em equipe e em prol dos animais. “Quando uma ação é bem feita e conta com o apoio de toda a equipe que está empenhada e batalhando pelo mesmo objetivo o reconhecimento vem”, destacou.
Além de ações como esta, de promoção do bem estar do animal, as iniciativas do CCZ também incluem a conscientização sobre guarda responsável, o que envolve trabalho educativo, fiscalização, castração, microchipagem. A partir do sétimo dia em que ficam abrigados na unidade, sem a procura do proprietário, os animais ficam disponíveis para adoção. Os interessados devem apresentar CPF, RG e comprovante de residência. O CCZ fica na Avenida Heitor Siqueira, 1.520, Vila São José (Praia Azul). Informações pelos telefones 3467-1187/2344 ou 1868.
Fonte: Portal Todo Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão