segunda-feira, 21 de maio de 2012

Solução criativa para abrigar animais dá prêmio ao CCZ de Americana (SP

Sucatas de monitores são transformadas em camas para os felinos, que adoram o espaço.





A trans­for­ma­ção de mo­ni­to­res de com­pu­ta­dor sem uso em abri­gos para ga­tos ren­deu, este mês, um prê­mio in­ter­na­ci­o­nal ao ‘Pro­gra­ma Mu­ni­ci­pal Bem-Es­tar Ani­mal’ do CCZ (Cen­tro de Con­tro­le de Zo­o­no­ses) de Ame­ri­ca­na (SP). O re­co­nhe­ci­men­to foi dado pela So­ci­e­da­de Ame­ri­ca­na para Pre­ven­ção da Cru­el­da­de con­tra Ani­mais (AS­PCA, na si­gla em in­glês), que con­si­de­rou a ideia cri­a­ti­va e prá­ti­ca.
Su­ca­tas de mo­ni­to­res são trans­for­ma­das em ca­mas que os fe­li­nos ado­ram. Além de pin­tu­ra per­so­na­li­za­da e a re­ti­ra­da da tela, os ser­vi­do­res mu­ni­ci­pais co­lo­ca­ram al­mo­fa­das den­tro dos mo­ni­to­res, um am­bi­en­te apro­pri­a­do com abri­go e con­for­tá­veis áre­as de des­can­so. Esse foi o de­ta­lhe que mais en­can­tou a AS­PCA, ONG (Or­ga­ni­za­ção Não Go­ver­na­men­tal) que tra­ba­lha para res­ga­tar ani­mais ví­ti­mas de maus tra­tos nos Es­ta­dos Uni­dos.
Para a en­ti­da­de, que é con­si­de­ra­da re­fe­rên­cia em re­la­ção ao bem-es­tar ani­mal e com­ba­te aos maus-tra­tos, o CCZ de Ame­ri­ca­na su­priu um dos cin­co que­si­tos pre­co­ni­za­dos para o bem-es­tar ani­mal dei­xan­do os ga­tos li­vres do des­con­for­to.
Na ava­li­a­ção de Ane­li Mar­ques Ne­ves, uma das ve­te­ri­ná­ri­as do CCZ, o prê­mio – ape­sar de sim­bó­li­co – é o re­co­nhe­ci­men­to do tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do pelo pro­gra­ma, que foi cri­a­do em 2009 e atu­al­men­te cui­da de 150 cães e 200 ga­tos. “Nos­sas ações têm sido vol­ta­das para a bus­ca da me­lho­ra do bem-es­tar dos ani­mais que ha­bi­tam no CCZ mes­mo que seja atra­vés de so­lu­ções al­ter­na­ti­vas e cri­a­ti­vas que não de­man­dem a apli­ca­ção de gran­des re­cur­sos. São mu­dan­ças pe­que­nas, mas que são ca­pa­zes de me­lho­rar a qua­li­da­de de vida de­les”, co­men­tou.
Para o se­cre­tá­rio de Sa­ú­de, Fa­brí­zio Bor­don, o prê­mio é um re­co­nhe­ci­men­to pelo tra­ba­lho fei­to em equi­pe e em prol dos ani­mais. “Quan­do uma ação é bem fei­ta e con­ta com o apoio de toda a equi­pe que está em­pe­nha­da e ba­ta­lhan­do pelo mes­mo ob­je­ti­vo o re­co­nhe­ci­men­to vem”, des­ta­cou.
Além de ações como esta, de pro­mo­ção do bem es­tar do ani­mal, as ini­ci­a­ti­vas do CCZ tam­bém in­clu­em a cons­ci­en­ti­za­ção so­bre guarda res­pon­sá­vel, o que en­vol­ve tra­ba­lho edu­ca­ti­vo, fis­ca­li­za­ção, cas­tra­ção, mi­cro­chi­pa­gem. A par­tir do sé­ti­mo dia em que fi­cam abri­ga­dos na uni­da­de, sem a pro­cu­ra do pro­pri­e­tá­rio, os ani­mais fi­cam dis­po­ní­veis para ado­ção. Os in­te­res­sa­dos de­vem apre­sen­tar CPF, RG e com­pro­van­te de re­si­dên­cia. O CCZ fica na Ave­ni­da Hei­tor Si­quei­ra, 1.520, Vila São José (Praia Azul). In­for­ma­ções pe­los te­le­fo­nes 3467-1187/2344 ou 1868.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão