segunda-feira, 9 de abril de 2012

Formigas passam por processo de vacinação natural


Matthias Konrad, investigador.
Matthias Konrad, investigador.
Um estudo publicado esta semana, por uma equipa de investigadores doInstitute of Science and Technology Austria, mostra que os insectos espalham um vírus entre si em pequenas doses, tal como acontece na vacinação em humanos, já que a medida reforça o sistema imunológico.

O estudo recaiu sobre uma colónia de formigas e verificou-se que estas passam por “uma espécie de vacinação” quando um membro da colónia é infectado por um agente que provoca uma doença. Segundo Mattias Konrad, autor principal, o processo é natural e é eficaz. Em vez de evitar o indivíduo infectado, as demais formigas tomam conta dele, lambendo o fungo para retirá-lo.
A tentativa de cura nem sempre funciona no insecto infectado, mas irá proteger o resto da colónia. As formigas expostas ao fungo desenvolvem o sistema imunológico e caso venha se deparem com o mesmo fungo novamente, sua defesa natural saberá combatê-lo e evitar a doença.

No caso dos seres humanos, a vacinação é quando um agente (vírus ou bactéria) é transferido para o organismo de determinado indivíduo, em uma forma morta ou atenuada, para preparar o sistema imunológico quando ocorrer uma ameaça real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão