Que impacto tem o ecoturismo nos tubarões-tigre? Investigadores da Universidade de Miami, na Florida, EUA, completaram o primeiro estudo por monitorização via satélite para descobrir a resposta. Os debates centram-se no possível impacto que o ecoturismo envolvendo mergulhos para observação dos tubarões, possa ter nas populações destes.
Foram colocados rastreadores nas barbatanas de tubarões que mantém contacto constante com pessoas, bem como noutros que não são visitados por mergulhadores, para haver um termo de comparação.
“Apesar de os mergulhadores atraírem os tubarões com alimentos e com isso fazer com que eles alterem o seu percurso, os resultados que obtivemos sugerem que esta atividade não tem impacto nas suas deslocações a longo prazo ou de grandes distâncias. Por isso e dada a importância tanto económica como de conservação dos tubarões que esta atividade tem, sugerimos que o ecoturismo responsável não deve ser impedido” concluiu o Dr. Neil Hammerschlag, um dos ecologistas envolvidos no estudo.
Via BBC
De Mundo dos Animais
De Mundo dos Animais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão