(Da Redação)
Segundo notícia da BBC News, a população de três quartos dos grandes carnívoros do mundo – incluindo leões, lobos e ursos – está em declínio.
A maior parte destes animais vive distribuída em menos da metade da área ocupada antigamente, de acordo com dados publicados na revista Science. A perda do habitat, das presas e a perseguição por seres humanos causaram a diminuição do número destes predadores.
Pesquisadores dizem que a perda destas espécies pode ser extremamente prejudicial para os ecossistemas do mundo todo. Os autores afirmam que, no mundo desenvolvido, a maioria já sucumbiu à extinção.
Quando estudaram 31 grandes carnívoros, descobriram que estes animais estavam sob crescente pressão na Amazônia, Sudeste Asiático e África. ”Globalmente, estamos perdendo os grandes carnívoros”, disse o principal autor, Prof.William Ripple da Universidade Estadual de Oregon. “Estão em colapso. Muitos estão em risco de extinção, seja localmente ou globalmente.
Os cientistas dizem que grande parte do problema vem de uma velha noção de que os predadores são prejudiciais e uma ameaça para outros animais selvagens.”Tolerância humana com estas espécies é uma questão importante para a conservação”, disse o Prof Ripple.
Os autores argumentam que é necessário que haja uma iniciativa internacional para a conservação destes grandes carnívoros em uma co-existência pacífica com os humanos para salvar estas espécies no futuro.
fonte:anda.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão