sábado, 24 de dezembro de 2011

Partido pelos Animais de Portugal quer abolir animais nos espetáculos de circo


O deputado do Partido Pelos Animais e Pela Natureza (PAN), Rui Almeida, defendeu hoje que Portugal deve seguir o exemplo de outros países e abolir a utilização de animais nos espetáculos de circo.
“O PAN não está contra o circo, mas contra a utilização dos animais em circo porque o espetáculo para prazer e diversão não deve ser conseguido à custa de seres vivos como os cavalos, leões e crocodilos”, disse Rui Almeida numa conferência de imprensa no Funchal.
Falando sobre os espetáculos circenses que apenas acontecem na Madeira na quadra de Natal e Fim-de-Ano, o deputado sustentou que existem países como a Áustria, a Costa Rica, Suécia, Suíça e Alemanha, entre outros que “aboliram a utilização de animais nos circos e Portugal deve ir nesse sentido e reconhecer que esses não são espetáculos condignos”.
Rui Almeida salientou que os animais utilizados nos circos “são mantidos em condições que estão longe de serem ideais, seres vivos de grande porte em espaços exíguos que revelam comportamentos que indicam perturbações”.
O deputado alerta os espetadores para a influência que esta situação tem nas crianças, “que ao assistirem acabam por não ter uma noção do verdadeiro comportamento dos animais e ficam com uma noção de atitudes erradas”.
“Queremos que acabem que seja abolida a utilização dos animais nos espetáculos”, sublinhou Rui Almeida, antes de desenvolver com outros elementos do PAN vários contatos com pessoas numa das ruas do Funchal para “conversar” e “sensibilizar” para esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão