sábado, 24 de dezembro de 2011

Filme “Almas Caninas” pretende conscientizar sobre guarda responsável e abandono de animais 24 de dezembro de 2011



 Acesse o site oficial do filme clicando aqui. 

Após sucesso com seus dois últimos filmes lançados em DVD e exibidos em TV aberta e fechada: “Consumo: qual o limite?” e “Ciclus”, o diretor Ricardo Bruini dá o pontapé inicial em seu próximo audiovisual “Almas Caninas”, que já está sendo gravado em alta definição.
Com cerca de uma hora e vinte minutos de duração, “Almas Caninas” aborda os benefícios da autêntica amizade entre o ser humano e o cão, ao passo que questiona o que os humanos lhe dão em troca. “Almas Caninas” será uma ferramenta de conscientização sobre a questão da guarda responsável e do abandono de cães, com consequentes prejuízos para o animal e para a sociedade.
“Queremos que as pessoas tenham consciência do que é a guarda responsável: quando você pega um cão para criar, ele é responsabilidade sua, não de outra pessoa. Abandonar animais é crime,” lembra o Diretor.
“A maior parte dos custos operacionais (equipe) vai ser bancada pela Engenho da Imagem Produtora. Entretanto, para cobrir os custos remanescentes tais como, edição, finalização e masterização, estamos buscando apoio financeiro com duas ou três empresas que entendem a importância de associar sua marca a um projeto dessa magnitude.
A empresa interessada poderá apoiar o filme por meio de aquisição de cotas bem acessíveis. Em troca, a marca será divulgada na abertura e fechamento do filme, na capa do DVD/Blu-ray, além de toda a divulgação prevista no projeto,” destaca a produtora Andréia Godoy.
Foto: Divulgação
“Já contamos com o apoio financeiro da marca MAX Alimento Premium da Total Alimentos que apostou em nosso projeto. Desta forma, por questões de ética, não serão aceitos apoios de empresas concorrentes,” lembra.
“Acreditamos que este filme terá repercussão muito maior do que nossos dois primeiros filmes tiveram, uma vez que nossos parceiros já conhecem o padrão de qualidade de nossas produções, incluindo emissoras, distribuidoras e exibidores,” acrescenta Bruini.
“Não quero me envolver na produção de um audiovisual que não tenha o propósito de deixar uma mensagem para reflexão ou provocar uma reação no espectador de querer fazer algo para mudar aquela situação”, completa.
“Um filme como “Almas Caninas”, além de proporcionar entretenimento, e fortalecer a imagem institucional das empresas parceiras, tem como objetivo principal mudar hábitos e trazer a esperança de que este cenário vergonhoso seja apagado de nossa realidade, afinal, os cães merecem nosso respeito! Este é um dever de todos, para que, no futuro, nossos filhos tenham a chance de se orgulhar das gerações anteriores.”
Foto: Divulgação
Sinopse
“Almas caninas” é um filme que aborda, por meio de imagens impactantes e de uma fotografia digna de produções internacionais, os benefícios da convivência com cães.
Os cães nos trazem muita alegria. Eles são muito companheiros e brincalhões e proporcionam alívio imediato para o stress do dia-a-dia. Olhando para eles brincando, é impossível não esboçar um sorriso!
O contato com cães pode auxiliar o homem em busca pela sua identidade. Eles representam o único elo do homem com um mundo autêntico, sem hipocrisia, sem egoísmo, sem inveja, sem rancor…
Mas o que nós oferecemos a eles? Através do relato da cadela Nikita, o espectador é transportado para uma narrativa que relata os benefícios da autêntica relação homem-cão ao passo que denuncia o que somos capazes de causar a eles.
Casos de abandono de cães estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia e causam, não apenas sofrimento e dor para eles, como também grandes prejuízos para a nossa sociedade. É preciso colocarmos um ponto final nesta questão.
Ao longo do filme, através de depoimentos de profissionais da área e de tutores de cães, o espectador terá contato com o mais belo de todos os sentimentos: o amor incondicional.
Sobre o diretor
Natural da cidade de SP, o diretor sempre se mostrou fã de documentários de temática sócio-ambiental: “cresci assistindo documentários e sempre sonhei em participar de projetos no melhor estilo National Geographic ou BBC”, comenta Bruini que, trabalhando na área audiovisual há dez anos, começou a realizar seu sonho quando lançou “Ciclus” em 2007. “Consumo: qual o limite?” veio logo após em 2009.
“Consumo: qual o limite?” estabelece uma linha entre o consumo necessário e o consumo irresponsável. “A ideia foi mostrar que não são as empresas e o governo os culpados pelas mudanças climáticas, mas, sim, nós, consumidores, que temos a oportunidade de mudar este quadro através de nossas decisões de consumo”, comenta o Diretor.
“Infelizmente, no Brasil criou-se a “cultura” de que documentários podem ser feitos sem planejamento e utilizando-se uma linguagem de “jornalismo de rua”, e isto se reflete na baixa qualidade da maioria dos documentários ambientais e sociais produzidos por aqui. Minha intenção é produzir documentários com linguagem cinematográfica e qualidade internacional”, acrescenta.
Foto: Divulgação
Curiosidades sobre a produção de “almas caninas”
Inteiramente gravado em alta definição com câmeras DSLRs e equipamentos de baixo custo, este filme pretende desmentir a ideia de que necessita-se de equipamentos caros e muito dinheiro para se produzir um bom filme. O que importa é o conhecimento e comprometimento de quem está trabalhando por trás das câmeras”, afirma Andréia Godoy, a produtora e roteirista do filme “Almas Caninas”.
O nome “Almas Caninas” remete “à essência” dos cães, ao que está por dentro desses animais tão gentis e carinhosos, que ofereceram sua amizade ao homem há mais de 14 mil anos, sem cobrar nada em troca.
“Nos depoimentos gravados para “Almas Caninas”, procuramos trabalhar com o fator naturalidade, buscando captar as imagens com a iluminação natural, evitando intervenções na luz, no local, ou até mesmo na roupa dos entrevistados; sempre com o objetivo de gravar a realidade. Na casa de uma pessoa ou no parque não existe luz de três pontos,” ressalta Bruini.
“Passamos meses pesquisando e criando o roteiro em conjunto. Quando iniciamos as gravações, demos início a mais uma etapa de pesquisa junto aos entrevistados. Foi um trabalho árduo, porém muito gratificante,” revela Andréia, que, juntamente com o diretor Ricardo Bruini, assina o roteiro para o filme.
Assista a um trecho do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão