terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Manifestantes protestam na retirada de animais do Minizoo


Caminhão que fará transporte até Santa Maria não teria ventilação adequada

Animais do Minizoo são retirados da Redenção. Veja mais fotos
Crédito: Tarsila Pereira
Os animais que vivem no Minizoo da Redenção, em Porto Alegre, começaram a ser retirados no início da tarde desta segunda-feira por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Eles serão transferidos para o criadouro conservacionista São Braz, de Santa Maria, mas o impasse sobre o transporte mobiliza dezenas de pessoas no parque.

Manifestantes acreditam que o caminhão de frete contratado pelo Ibama não é adequado ao transporte dos animais. "Sou a favor da retirada, mas não com esse caminhão, que não possui refrigeração", alega Naor Nemmen, da ONG Porto Alegre Melhor. De acordo com o médico-veterinário do Ibama Paulo Wagner, o caminhão tem espaço suficiente para ventilação e está autorizado a fazer a viagem.

Sobre o risco de perder exemplares durante a transferência, Wagner admitiu que a possibilidade existe, mas que estão sendo tomados todos os cuidados necessários – viagem no período de menor calor (noite) e acomodação em gaiolas especiais – para evitar baixas. “Qualquer manipulação de animal envolve algum risco”, disse.

Os animais estão sendo retirados com redes de contenção e colocados nas gaiolas apropriadas, mas ainda não no caminhão. Segundo o Ibama, são 73 animais como araras, ratões-do-banhado, jabutis e micos-prego, provenientes de doações ou de apreensões. Quatro veterinários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acompanham a transferência, que foi definida após o Ibama considerar as instalações inadequadas devido ao barulho e à poluição locais e prefeitura manifestar não ter mais interesse em manter a área.

O vereador Carlos Todeschini, que estava no local quando teve início a captura dos animais, disse que vai tentar entrar com uma liminar para impedir a operação.
correiodopovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão