terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Animais, A democracia pode depender da ignorância



A ignorância pode significar felicidade, mas parece que ela também promove a democracia. Membros de um grupo que opinam bastante podem determinar a decisão que será tomada por esse grupo, mesmo que a opinião aceita seja de uma pequena minoria.
Uma nova pesquisa que estudou o comportamento animal, no entanto, mostra que a adição de membros ignorantes ou desinformados no grupo pode neutralizar a poderosa influência de uma minoria, e promover um resultado mais democrático.
Os pesquisadores usaram modelos de computador para investigar o processo de tomada de decisão em vários grupos de animais quando a maioria quer viajar em uma direção, e a minoria em outra.
Quando a intensidade das preferências dos dois grupos era igual, era mais provável que se seguisse a maioria. Mas quando a minoria tinha sentimentos mais fortes do que o resto do grupo sobre uma direção, ela era capaz de controlar a decisão.
Quando os pesquisadores adicionaram uma multidão de terceiros animais que eram ignorantes sobre as direções, entretanto, a maioria foi capaz de lutar de forma espontânea contra a decisão de uma minoria.
A ressalva do estudo é que os resultados tomados com base em peixes não podem ser extrapolados para grupos humanos, é claro. Afinal, peixes não podem fazer opções conscientemente, ao contrário dos humanos. [LiveScience]
http://hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão