Nasceu o mais pequeno elefante asiático já registado no ZSL Whipsnade Zoo, que foi também o resultado da gravidez mais longa também aí registada.
Depois de uns incríveis 700 dias de gravidez, o novo habitante do ZSL nasceu no dia 18 de Outubro, o terceiro filhote da cuidadosa mamã Azizah. O período normal de gestação dos elefantes asiáticos é de 22 semanas, mas este pequeno esteve no “forno” durante quase dois anos.
O elefante bebé, que ainda não tem nome, pesava apenas 104 quilos quando nasceu, levando mesmo os tratadores a duvidar que ele tivesse a estatura suficiente para alcançar a mama. Felizmente, o bebé rapidamente aprendeu a colocar-se de bicos de pés e nunca teve problemas em alimentar-se da mãe.
“Azizah cuidou dele de imediato e os restantes elefantes estão bastante entusiasmados por terem um bebé junto deles e poder tocar-lhe. Os elefantes são animais sociais e ter bebés junto deles é praticamente o objetivo das suas vidas” explicou o tratador Lee Sambrook.
Os elefantes asiáticos são um dos animais com inteligência mais desenvolvida, possuindo o maior volume de córtex cerebral disponível para processos cognitivos de todos os animais terrestres. Em termos cognitivos e na habilidade de fazer e utilizar ferramentas, estão na mesma categoria dos chimpanzés, gorilas, orangotangos e seres humanos. São também conhecidos por se colocarem em segurança durante desastres naturais, como terramotos e tsunamis.
Fontes: Zoo Borns | ZSL Whipsnade Zoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão