segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Espanha: Greenpeace denuncia com tinta barcos que fazem sobrepesca 17 de outubro de 2011


Ativistas do Greenpeace pintaram, nesta segunda-feira, com letras brancas o lema "Stop subsidies" (Suspendam os subsídios) em quatro barcos de arrasto ancorados no porto galego de Vigo (noroeste da Espanha), "para denunciar a superexploração dos oceanos". Aproveitando a escuridão, os membros da organização ecologista, embarcados em uma lancha, se aproximaram ao amanhecer dos barcos, que usam redes que arrastam no fundo do mar para capturar o pescado.
Este método de pesca "danifica as profundidades marinhas e destrói tudo em seu caminho", denunciou a organização em um comunicado. "O Greenpeace quer ajudar a Comissão Europeia a identificar a sobrepesca, que é um dos principais problemas dos nossos mares", declarou Celia Ojeda, encarregada da campanha de Oceanos do Greenpeace.
"Pedimos que se reduza a sobrepesca e se dê prioridade ao desmantelamento urgente dos barcos mais destrutivos. A Espanha deveria proteger os oceanos e a pesca de lixo por ser mais sustentável com o meio marinho, o que garantiria o emprego dos pescadores e marisqueiros no futuro", acrescentou.
Segundo a organização, a pesca de arrasto de profundidade "recebeu, em 15 anos, 142 milhões de euros" em subvenções. "O Greenpeace pretende com esta ação chamar atenção do governo espanhol e da Comissão Europeia para que parem de subvencionar estes 107 barcos de arrasto de profundidade, que só geram 0,95% do emprego" no setor, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão