Eles parecem estar em seu habitat, mas infelizmente vivem presos. Como milhões de animais, os papagaios foram vítimas de um tráfico tão lucrativo no Brasil quanto de armas e drogas. É o contrabando de animais silvestres.
Daniel Neves é o supervisor do Centro de Seleção de Animais Silvestres no RJ, onde de 7 mil a 8 mil animais são recuperados todos os anos e levados para este local. Normalmente eles chegam ali doentes e com fome. O objetivo é tratar para depois soltá-los na natureza. Mas apenas de 20% a 30% dos animais são capazes de retornar ao seu habitat.
Uma arara ilegal pode ser comprada por 300 reais no mercado negro e por 2 mil reais num criatório legalizado. O grande problema, segundo Daniel, é a ‘necessidade’ que as pessoas têm de possuir animais de estimação.
As autoridades apreendem cerca de 300 mil animais por ano, mas essa fiscalização não é suficiente para desencorajar os contrabandistas, que não perdoam nem mesmo espécies ameaçadas de extinção.
O Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo, juntamente com a Indonésia, e as autoridades procuram de todos os meios cuidar da fauna e da flora silvestres.
Assista ao vídeo:
fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão