A antiga estrela do cinema francês Brigitte Bardot afirmou estar “chocada” com a detenção na Alemanha do fundador da organização ecologista “Sea Shepherd”, Paul Watson, propondo trocar de lugar com o ativista.
“Chocada com o fato de ele estar detido, proponho ser presa em seu lugar porque sou cúmplice”, referiu Brigitte Bardot, num comunicado hoje divulgado.
“Sempre apoiei Paul Watson, meu irmão de combate”, acrescentou Bardot, que deu o seu nome a um dos navios da organização ecologista.
Paul Watson, de 61 anos, foi detido no domingo no aeroporto alemão de Frankfurt, tendo a justiça alemã decidido, segunda-feira, prolongar a detenção do ativista até concluir a avaliação das acusações e o pedido de extradição emitido pelas autoridades da Costa Rica.
Watson, de nacionalidade canadense, foi detido ao abrigo de um mandado de detenção emitido pelas autoridades da Costa Rica por fatos que remontam a 2002, durante uma campanha da “Sea Sheperd” contra a pesca de tubarões.
O ativista é acusado de ter colocado em perigo uma equipe da Costa Rica durante esta ação em alto mar.
O ativista deverá permanecer detido em Frankfurt até que o pedido de extradição das autoridades da Costa Rica, que pretendem julgar o ecologista, seja avaliado.
“Paul Watson, o justiceiro dos mares, faz o trabalho vital que os governos não fazem”, afirmou a ex-atriz, uma defensora de longa data dos direitos dos animais.
Brigitte Bardot também escreveu à chanceler alemã Angela Merkel a pedir “uma intervenção rápida para que este homem 1/8Watson 3/8, que dá um sentido à humanidade, seja libertado imediatamente”.
Paul Watson estava em trânsito para França quando foi detido no aeroporto de Frankfurt (oeste da Alemanha) e pretendia voltar posteriormente ao território alemão para a realização de conferências, explicou Olav Jost, um membro local da Sea Sheperd, que acompanhou o fundador da organização durante as primeiras horas de detenção.
Criada em 1977, a Sea Shepherd é uma organização não governamental que se dedica à proteção dos oceanos, sendo conhecida internacionalmente pelas campanhas contra a caça às baleias na Antártida.
Fonte: Sic Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão