domingo, 19 de fevereiro de 2012

Primata mais raro da Amazônia nasce na Grã-Bretanha

Nasceu neste domingo o filhote de um dos mais raros primatas amazônicos já conhecidos. Mesmo sendo oriundo da floresta sul americana, o animal foi vei à vida em um parque ambiental da Grã-Bretanha.
Foto: Divulgação
O espécime, conhecido como sagui-de-duas-cores ou soim-de-coleira (saguinus bicolor), costuma ser encontrado no estado do Amazonas, em regiões próximas a Manaus. Ainda assim, a subespécie passou a ter sua existência ameaçada, entre outros motivos, pela destruição do seu habitat natural.
O novo sagui-de-duas-cores nasceu no parque ambiental Shaldon Wildlife Trust, na cidade de Devon. De acordo com a diretora da instituição, Tracey Moore, a espécie tem problemas sérios em conseguir se reproduzir em cativeiro, o que torna o nascimento do novo sagui algo ainda mais memorável. Ainda segundo Moore, os saguinus bicolor são descritos normalmente como "os primatas mais raros que vivem na Amazônia".
Além disso, a espécie é tida como a mentor entre os primatas amazônicos, com um tamanho estimado entre 33,5 a 42 centímetros. Os sagui-de-duas-cores vivem aproximadamente 10 anos quando no ambiente selvagem natural.
 sidneyrezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão