domingo, 19 de fevereiro de 2012

Moradora do Jardim Recreio quer licença para adotar jacaré

Com 20 gatos e dez cães em casa, comerciante constrói piscina e espera liberação do Ibama para criar um ‘bichão’

Enquanto alguns animais são maltratados e abandonados pelos donos, há quem tem amor de sobra para cuidar dos bichos. A comerciante Maria Elizabeth Fátima Gabriela, 53 anos, é um exemplo.
Há 10 anos ela começou a recolher cães e gatos mal cuidados que encontrava nas ruas. A casa dela, no bairro Jardim Recreio, zona Oeste de Ribeirão Preto, começou a ficar cheia e Gabriela teve que fazer algumas mudanças.
Ela tirou os móveis da casa para que os animais pudessem circular livremente, construiu um canil no quintal para os cachorros mais ferozes e agora prepara a piscina para receber um novo hóspede: um jacaré. Por enquanto ela tem 20 gatos e 14 cães.
"Todos os animais são como filhos pra mim. Eles chegam aqui agressivos, porque já foram muito maltratados. Mas eu cuido com tanto carinho que eles retribuem esse afeto", conta a comerciante que divide a casa com os bichos.
Todos os cães recebem nome e têm histórias especiais. Totó foi encontrado na avenida Bandeirantes, há um ano e meio. Ele estava com vários ferimentos e hoje tem de tomar medicamentos. Zinho aprendeu a bater palmas com a "mãe" Gabriela. O mais novo da casa é o Snoop. "Eu achei ele no Centro. Tive que vir andando com ele no colo até aqui porque nenhum taxista quis me trazer", conta.
Gabriela acorda todos os dias às 5h30 para tratar dos animais. Ela tem um custo mensal de R$ 2 mil com eles. Mesmo com a casa cheia, ela não rejeita nenhum bicho abandonado.
Sempre quando sai de casa, já leva no carro uma focinheira, ração, água e medicamentos. A comerciante também oferece seus bichos para doação. "Faço um cadastro e visito a família que adota de 15 em 15 dias para saber como o animal está sendo tratado", explica.
Quem quiser adotar ou entregar um animal abandonado, pode entrar em contato com Gabriela, pelo telefone 3633-4600. Quanto ao jacaré, ela já está providenciando a documentação do Ibama. Quando tudo estiver certo, Gabriela vai procurar também uma jiboia para criar.
 jornalacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão