sábado, 25 de janeiro de 2014

Matança de tubarões na Austrália pode começar hoje

Redação)

O Premier da Austrália, Colin Barnett, posa para foto com um anzol. Foto: News Limited
O Premier da Austrália, Colin Barnett, posa para foto com um anzol (Foto: News Limited)
pescador incumbido de colocar o equipamentopara capturar e matar grandes tubarões no sudoeste da Austrália  está pronto para agir e pode começar a operar hoje (25). As informações são do Perth Now News.
Um porta-voz do Premier Colin Barnett disse que o pescador, que pediu pelo anonimato, está chegando de Perth e está “equipado” com os adereços necessários para a matança.
“Ele está descendo hoje à costa e levando sua equipe. Está todo equipado e, pode-se dizer, pronto para agir. Nós gostaríamos que ele começasse o quanto antes, mas isso dependedele e de seu grupo”, afirmou o porta-voz. ”É uma questão operacional, agora. Ele irá quando estiverem prontos”.
Manifestantes prometeram desativar as armadilhas e impedir que os tubarões sejam pegos. Mas o pescador disse à imprensa que ele tem uma linha direta com a polícia e fará contato se os manifestantes tentarem detê-lo.
O Ministro do Meio Ambiente Greg Hunt concedeu ao Governo do Estado uma isenção temporária dasleis nacionais de proteção ambiental aos grandes tubarões brancos, para esta semana.
Um total de 72 linhas com anzol deverão ser implantadas após o governo ter anunciado que o Departamento de Pesca irá monitorar a operação em Perth e o pescador ter sido contratado para patrulhar a região sudoeste. Além disso, os tubarões que forem encontrados vivos serãomortos com tiros terão seus corpos descartados no mar.
No sudoeste, as linhas serão colocadas de Cape Naturaliste a Gracetown, próximo ao local onde ocorreu o último ataque fatal de um tubarão ao surfista Chris Boyd. Tubarões de mais de 3 metros de comprimento serão destruídos. Mais de 4 mil pessoas protestaram contra o plano neste mês e uma segunda manifestação está planejada para acontecer na Praia Cottesloe às 10h do dia 1° de Fevereiro.
A política proposta atraiu a atenção da imprensa internacional no mundo todo, com o Wall Street Journal e muitas outras publicações abordando o fato. O comediante Rick Gervais e uma série de celebridades britânicas participaram de uma campanha para que a Austrália desista do plano de captura e morte aos tubarões.
Gervais e outros proeminentes defensores de direitos animais foram fotografados segurando um sinal contrário à matança no evento National TV Awards que ocorreu nesta semana em Londres.
Os campeões olímpicos Rebecca Adlington e Tom Daley, os comediantes Keith Lemon e Alan Carr, e o astro de reality show Mark Wright também foram fotografados no Twitter, reforçando o debate.
 Barreira de tubarões designada para proteger banhistas de tubarões em Old Dunsborough, no sudoeste da Austrália. Foto: Supplied
Barreira de tubarões designada para proteger banhistas em Old Dunsborough, no sudoeste da Austrália (Foto: Supplied)
Uma barreira de tubarões projetada para proteger os banhistas na praia popular de Dunsborough, localizada na Austrália Ocidental, foi concluída. O custo foi de 165 mil dólares, e a sua construção se deu ao longo dos últimos meses.
O compartimento compreende em seis pilhas de metal perfuradas no fundo do mar apoiando uma barreira de 100 x 300 metros. A experiência irá servir de teste para a adequação de recintos de praia para proteger os banhistas de tubarões.
Barnett disse que a praia de Dunsborough é um local apropriado para testar a barreira – apesar de nenhum ataque de tubarões ter sido registrado na região. ”A praia de Old Dunsborough é usada para aulas de natação aos feriados, bem como para surf e eventos comunitários”, disse ele, que também acrescentou que a barreira é uma entre “muitas medidas” criadas para minimizar os riscos de ataques.
Nota da Redação: Em Recife (PE) decisão parecida foi tomada por surfistas e pescadores da praia de Boa Viagem. Os moradores rotularam os tubarões como inimigos e ameaçam iniciar uma caçada a esses animais inocentes que estão simplesmente vivendo suas vidas em seu habitat. Essas pessoas ignorantes picharam nas paredes do local “Tubarão na panela”, e dizem fazer parte de um movimento chamado “surfe suicida”. Para eles, a solução para o fim dos ataques seria exterminar todos os tubarões da área. A caça de tubarões, além de imoral e cruel, é ilegal no Brasil e o assassino pode ser multado e até preso. Denúncias podem ser feitas ao Ibama, à Delegacia de Crimes Ambientais e ao Ministério Público.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão