sexta-feira, 28 de junho de 2013

Conselho Federal de Medicina Veterinária critica Rede Globo, e levanta a discussão sobre como as emissoras divulgam os animais


Divulgação
Em nota, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) expressou sua insatisfação com o conteúdo apresentado no capítulo do dia 25 de junho de 2013, na novela “Amor à Vida” da Rede Globo. Na cena, o ator Matheus Solano, que interpreta o personagem Félix, diz a Lutero, interpretado pelo ator Ary Fontoura, que, como médico, ele não teria condições de “cuidar nem de uma clínica veterinária, quanto mais de um hospital”. O diálogo foi considerado pejorativo à classe dos médicos veterinários, desqualificando a importância do trabalho realizado pelos profissionais da área junto aos animais, o que garante o bem estar de toda a sociedade. Segundo o CFMV, o direito previsto pela Constituição Federal de 1988 de liberdade de expressão não pode ser utilizado de modo a diminuir ou menosprezar outros direitos igualmente consagrados no ordenamento jurídico brasileiro.
Não é a primeira vez que assuntos relacionados aos animais são utilizados pelas emissoras de TV de forma descuidada, incentivando atos de violência, entre eles o abandono, envenenamento e outras formas de maus tratos. Na divulgação de rodeios, por exemplo, os bastidores do que acontece com os animais não é mostrado, como por exemplo, uso de choques elétricos, estocadas de ferro, pontapés, além da prática cruel de apertar os órgãos genitais de touros e cavalos para que, mediante a dor, pulem mais. Também é comum o incentivo do preconceito aos gatos pretos, tidos como sinônimo de má sorte. Por isso, é bom lembrar que entre outras coisas, a televisão é referência sobre a realidade social, transmitindo ideologias e influenciando os telespectadores e deve, portanto, cumprir sua finalidade educativa e cultural, o que obviamente exige responsabilidade sobre o conteúdo divulgado. Medida que se estende à internet, onde a publicação de vídeos com práticas violentas contra os animais deveria ser terminantemente proibida, já que representa um total desrespeito à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão