sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fotos de tigres em jaulas apertadas provocam debate sobre animais em circos

Irlanda

Por Maiza Garcia (da Redação)
 Tigres andam em círculos na pequena jaula do Courtney Brothers Circus. (Foto: Irish Mirror)

Tigres andam em círculos no pequeno cercado do Courtney Brothers Circus. (Foto: Irish Mirror)
Tigres estão sendo mantidos em jaulas apertadas por horas a fio enquanto esperam para entreter o público. Fotos mostram os grandes felinos amontoados nas pequenas baias de aço antes de um show em Dunshaughlin, na Irlanda. Os críticos têm atacado o Courtney Brothers Circus por mostrar “total desrespeito” em relação aos seus animais.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O porta-voz da Animal Rights Action Network (Aran), John Carmody, disse: “As imagens dos tigres desse circo mostram o completo desrespeito pelo bem-estar dessas criaturas majestosas. Sua existência foi reduzida a viver em uma gaiola de metal deplorável, sem nada para estimulá-los mentalmente. As imagens mostram claramente que os animais sofrem de extremo confinamento com nada além de um pneu de carro para seu entretenimento. Com as melhores intenções do mundo, esse circo não pode suprir as necessidades dos animais sob seus cuidados de forma adequada”.
Ele continuou: “A Aran deve encorajar o Governo a introduzir uma legislação para proibir o uso de animais selvagens em circos irlandeses e substituí-los todos por artistas e acrobatas. Nós também estamos convidando o Conselho de Artes da Irlanda para cortar o financiamento para qualquer um que utilize animais em suas apresentações. O público precisa se posicionar e pressionar essas organizações para que elas saibam que apresentações com animais não é o certo”.
As imagens, enviadas para o Daily Mirror irlandês por um leitor não relacionado à Aran, mostram cinco dos grandes felinos sendo mantidos em uma jaula estreita. Elas se somam à crescente pressão das organizações de direitos dos animais para que todos os animais explorados em apresentações sejam removidos dos circos irlandeses.
Mas um porta-voz do Courtney Brothers Circus rebateu as afirmações da Aran. Jim Conway questionou a motivação das pessoas que enviaram as fotos para os veículos de comunicação e disse que as imagens não davam uma impressão justa.
Ele acrescentou: “Nesse momento, há tigres em um grande compartimento com água e pneus para brincar. Eles não estão sendo maltratados de jeito nenhum, e essa é a realidade. Os tigres têm um trailer itinerante de aproximadamente 30 metros quadrados e quando chegamos a uma cidade, eles ficam em grandes cercados. Todas as nossas baias e cercados estão de acordo com os padrões estabelecidos pelas leis de bem-estar europeias. Nós não conseguiríamos entrar no país com nossos animais se não estivéssemos cuidando deles corretamente. Não é do nosso interesse maltratá-los”.
Nota da Redação: Qualquer circo que tem animais os maltrata. Ainda que tenha jaulas grandes, cuidados veterinários e a melhor alimentação. Animais usados em circos são privados de viver na natureza, seu habitat natural, são forçados a realizar movimentos que não estão acostumados e não necessitam fazer, ficam longe de suas famílias e do convívio com outros de sua espécie, perdem a autonomia e liberdade, pois dependem de cuidados humanos, entre tantos outros pontos problemáticos dessa exploração cruel, que precisa ter fim. Torcemos para que a Irlanda dê esse passo adiante e aprove uma lei federal que acabe com espetáculos que utilizem animais.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão