domingo, 23 de junho de 2013

Vigilância em Saúde de Guarujá (SP) apura denuncias de maus tratos contra animais


A Diretoria de Vigilância em Saúde apurou na última semana duas denúncias de mau-tratos contra animais em Guarujá, litoral paulista: um no bairro Morrinhos II e outra na Vila Baiana. A equipe da Secretaria de Saúde de Guarujá iniciou esse trabalho de vistoria a cerca de um mês no Município. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marcos Antonio Chagas, foi acionado uma força tarefa composta pela Polícia Ambiental, Vigilância Sanitária e a Zoonose.
No primeiro caso, a equipe esteve em Morrinhos II, por conta de denúncia feita por meio das redes sociais. Chegando ao local, o veterinário do Centro de Zoonose concluiu que o cachorro da raça Pastor Alemão estava em local sem condições apropriadas. O animal estava abaixo do peso e com a orelha direita machucada, sem cuidados específicos.
“Por meio da publicação nas redes sociais, entrei em contato com os demais agentes envolvidos, e viemos verificar a denúncia”, salientou o diretor.
O tutor do animal alegou que o retirou da rua para poder cuidar, por não ter um lugar em sua casa ele acabou colocando o cachorro no terreno próximo a sua residência. A Vigilância em Saúde deu um prazo de cinco dias para o tutor do animal regularizar as condições junto a Zoonoses, onde o cachorro terá os devidos cuidados veterinários, será vermifugado e castrado.
No segundo caso, no bairro da Vila Baiana, o cachorro da raça Rottweiler não apresentava nenhum tipo de maus-tratados. A denúncia, que foi promovida pela Promotoria de Justiça do Guarujá, alegava que o animal não tinha lugar apropriado para convivência, mas não havia nenhum tipo de irregularidade no local.
A Diretoria de Vigilância em Saúde alerta todos os munícipes de que as vistorias serão cada vez mais rígidas. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 Artigo 32 qualquer tipo de abuso em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é crime.
Para quem deseja denunciar maus-tratos em animais pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Guarujá, fica na Rua Maria Lídia Rego Lima, 301, Jardim Conceiçãozinha – Vicente de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão