quarta-feira, 6 de junho de 2012

Encontro Nacional discute a mobilização pelos direitos animais


Evento reunirá no interior de São Paulo mais de 200 ativistas animalistas.


Evento reunirá no interior de São Paulo mais de 200 ativistas animalistas.O ViSta-se é apoiador.
Em sua terceira edição, o ENDA (Encontro Nacional de DireitosAnimais) reunirá no próximo feriado prolongado, 07 a 10 de junho, em Porangaba, interior de São Paulo, no Parque Ecológico Visão do Futuro, as maiores lideranças e militantes da causa animal do Brasil. Já está confirmada a participação de 200 pessoas vindas de todas as cinco regiões do país.
“Discutindo o movimento, nutrindo-se nas diferenças e capacitando nossos ativistas”, é o tema do evento e a escolha, segundo o idealizador George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade), é em virtude do momento atual pelo qual passa o movimento pelos direitos animais no Brasil.
“Trata-se da maior reunião de ativistas vindos de diversas partes do Brasil no intuito de aprender, debater e conviver com aqueles que fazem a história da luta pelos direitos animais em nosso país, fazendo do encontro um fórum para compartilhar experiências, relatar progressos, discutir táticas e formar redes, além de ser um importante momento de inspiração para recarregar o ânimo e avançar lutando,” define Guimarães ao explicar que o ENDA é um espaço para discussão e aprendizado, não para encaminhamentos políticos.
A programação é diversificada e envolve mais de 25 renomados profissionais de áreas diversas, como psicologia, biologia, direito, nutrição, comunicação, filosofia, design e antropologia. Entre eles, o casal Silvia e Marcos Pompeu, veganos, ativistas pelos direitos dos animais, idealizadores e mantenedores da Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos.
Uma ONG de reconhecimento internacional que atua desde 1991 resgatando, acolhendo domesticados, vítimas de crime ambiental, oriundos de apreensões dos órgãos oficiais. Outro convidado é Rynn Berry, professor universitário vegano há 29 anos e vegetariano há 46 anos. Ele é Bacharel pela Universidade da Pensilvânia (USA) e mestre pela Universidade de Columbia (USA) em e recuperando Arqueologia Clássica e Estudos da Antiguidade.
A ideia de organizar um Encontro Nacional de Direitos Animais começou a tomar forma em 2006, inspirada na vivência em eventos similares fora do Brasil, mas ela começou a ser considerada seriamente apenas no início de 2007. “Em contato com ativistas durante viagens a outras cidades pelo Brasil, ao comentar sobre a proposta, percebia que havia uma grande receptividade e por isso a decisão em investir energia para a configuração do ENDA”, explica Guimarães.
O termo “encontro” foi escolhido em vez de “congresso” ou “conferência” porque a proposta era de realizá-lo em um ambiente e clima de discussão e aprendizado que pudesse vir acompanhado de muita integração. Conforme Guimarães, esses são “elementos importantíssimos a serem considerados no momento atual do movimento pelos direitos animais no Brasil. Foi com essa intenção que foi definido o tema do evento: discutindo o movimento, nutrindo-se nas diferenças e capacitando nossos ativistas.
O surgimento de grupos locais, com boas atuações em um período relativamente curto, após a participação de seus integrantes nos encontros, é um dos frutos, resultado dos anos anteriores. “É um evento para formar e inspirar as pessoas e quando vemos iniciativas surgirem a partir dele, mas não vinculadas ao ENDA, sabemos que o objetivo foi cumprido”, destaca Guimarães.
Na avaliação de Guimarães, estão ocorrendo uma série de avanços relativos à defesa dos direitos animais. No Legislativo, está caminhando a proposta para maior punição a quem maltrata animais. A mobilização social faz com que as empresas alvos de protestos deem maior resposta positiva.
No aspecto educacional, algumas barreiras estão sendo quebradas com mais professores atuando a partir de uma ótica abolicionista. O contato direto com o público tem possibilitado maior adesão e receptividade aos argumentos em favor da abolição do uso de animais.
“A história do movimento pelos direitos animais” é tema de abertura da palestra proferida por Rynn Berry, na manhã de sexta-feira, dia 08 e os trabalhos da noite encerram-se com a palestra “A luta pelos direitos animais no Brasil: passos para o futuro”, com o promotor de justiça Laerte Levai. O sábado, dia 09, é contemplado com inúmeras palestras como “Para sermos melhores ativistas”, proferida por George Guimarães e “Projeto postos veterinários de proteção aos animais”, de José Frason e “Direitos animais na escola: resultados do ativismo animalista”, ministrada por Sarah Rodrigues. No dia 10, domingo, último dia do evento, serão tratados a respeito da “Participação na campanha No Compromise da Sea Shepherd na Antártida” e “a relação entre as lutas pelas Florestas e pelos direitos animais”, proferidas por George Guimarães e Paulo Fradinho, respectivamente.
As ações incluem dinâmicas de grupo com atividades lúdicas que geram integração entre os participantes, passeio e mergulho no lago, show de talentos e sarau, sessão vitrine para apresentação de breves relatórios do trabalho que os grupos vêm desenvolvendo em suas localidades e culinária vegana, elaborada por Liiladhara, chef de cozinha especializado em culinária vegetariana.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis em http://enda.org.br (site oficial do evento).
Contato para a imprensa: George Guimarães / (11) 9135-2116 / veddas@veddas.org.br
com informação de : http://vista-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão