Um navio da alfândega australiana partiu hoje em direção ao sul para recuperar os ativistas da organização não governamental Forest Rescue que abordaram o navio japonês na madrugada de sábado através de um bote, tendo entrado no navio ao largo da costa ocidental da Austrália.
De acordo com a Forest Rescue, os três ativistas pretendiam forçar a embarcação a deixar de perseguir um dos barcos da frota da organização ecologista Sea Shepherd, que desenvolve uma campanha contra a caça das baleias na Antártida.
A Austrália, que desenvolveu intensas negociações para convencer Tóquio a não reter os ativistas para que não fossem julgados no Japão, anunciou hoje a sua libertação próxima.
“Estamos satisfeitos por o governo japonês ter decidido não levar à justiça estes três homens e os ter libertado”, declarou a ministra australiana da Justiça, Nicola Roxon, em declarações à televisão australiana.
Apesar de se opor à pesca da baleia, a Austrália considera “inaceitáveis” os métodos utilizados pela Sea Shepherd e a Forest Rescue.
Fonte: RTP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão