Todos os anos são abandonados animais no depósito de Fairbanks, nas terras geladas do Alasca, em vez de deixarem esses mesmos animais no abrigo onde há aquecimento para os proteger.
Fairbanks é uma localidade com temperaturas extremas, pelo que abandonar os animais no depósito do lixo é um sério risco à sua sobrevivência, principalmente quando são amarrados ou deixados presos em gaiolas, num ato de grande irresponsabilidade e até crueldade.
O que torna este tipo de atitude ainda mais chocante, é que existe uma alternativa segura para os animais que está disponível 24 horas por dia. “Não sei se as pessoas sabem que o abrigo possui boxes de recurso e que estão aquecidas” disse Sandra Klimaschesky, supervisora no abrigo. “Eu não entendo sequer porque motivo uma pessoa se vai sequer lembrar de deixar os animais num depósito do lixo” acrescentou.
Estas boxes de recurso estão sempre abertas, mesmo quando o abrigo está fechado, pelo que a qualquer hora do dia ou da noite é possível deixar os animais em segurança e numa temperatura mais agradável, até que o staff do abrigo chegue ao local para recolher e tratar dos animais.
Gatos sofrem mais que os cães com as baixas temperaturas
“Muitas vezes durante o Inverno, ficam com as patinhas congeladas. Já tivemos gatos que perderam as pontas das orelhas e gatinhos pequenos que tiveram de ser eutanasiados, porque os seus órgãos internos deixaram de funcionar com o frio. São algumas das coisas horríveis a que já tivemos de assistir” explicou Klimaschesky.
Em 2011, 28 animais foram deixados nos depósitos do lixo. Três foram encontrados já sem vida e os restantes 25 representam não apenas cães e gatos, mas também galinhas, ratos, furões ou lagartos. No mês passado foram encontradas duas tartarugas, mesmo a tempo de não morrerem congeladas.
“Foi uma surpresa” disse Klimaschesky. “Nós vamos recolhendo animais dos depósitos, mas ficamos surpreendidos com as tartarugas”
Para quem opta realmente por abandonar os seus animais, Klimaschesky deixa um último apelo: “Deixem-nos no abrigo – não assumam que alguém vai ao depósito do lixo tratar dos animais a tempo…”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão