SÃO PAULO - Enquanto a União Europeia se prepara para proibir a venda de novos cosméticos testados em animais no dia 11 de março, o co-fundador e diretor da LUSH Cosméticos Mark Constantine e Andrew Rowan, diretor e presidente da Humane Society Internacional (HSI), um dos maiores grupos de proteção animal do mundo, escreveram uma carta aberta para a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e associações similares no mundo pedindo que a indústria global de cosméticos acabe com a experimentação animal de uma vez por todas.
Embora os testes de cosméticos em animais tenham sido proibidos na Europa desde 2009, as diretrizes do governo brasileiro para avaliação de segurança de cosméticos continuam a enfatizar o uso de testes em coelhos, roedores e outros animais. Isso inclui a exigência de testes em animais caso-a-caso para cosméticos acabados, uma prática abandonada na maioria dos países há muito tempo.
Há anos a LUSH e a HSI têm feito campanhas para acabar com testes em animais. A LUSH, que tem mais de 800 lojas em 51 países, inicialmente lançou uma política rigorosa "sem testes em animais” em 1991, o que fez com que ela se tornasse uma referência de empresa de cosméticos com ética e compaixão. A HSI liderou uma campanha intensa para implementar a proibição da vendas de cosméticos testados em animais na União Europeia. A organização também lançou a campanha global “Liberte-se da Crueldade” em abril de 2012, que tem o intuito de acabar com testes de cosméticos em animais em todo o mundo.
Em uma carta enviada ao presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio da Silva, e para diversas outras associações industriais de cosméticos em todo o mundo, a LUSH e a HSI pedem que as empresas usem a proibição na UE como uma oportunidade para também se tornarem livre de crueldade. A carta diz:
“No dia 11 de março vamos testemunhar um verdadeiro marco na história da indústria da beleza. O maior mercado mundial de cosméticos, a União Europeia, que já proibiu a experimentação animal para cosméticos dentro de suas próprias fronteiras, também fechará suas portas para a venda de cosméticos testados em animais em outros mercados. Esta proibição de venda traz consigo a voz dos consumidores: a experimentação animal para cosméticos não é bem-vinda e deve acabar. Certamente isso deve sinalizar um ponto de virada para a indústria da beleza em todo o mundo para finalmente abandonar seus hábitos com relação aos testes em animais e a se comprometerem a ser livre de crueldade.”
“LUSH, HSI e outras entidades têm feito campanhas incansavelmente para acabar com a crueldade na indústria de cosméticos. Ao longo dos anos temos ouvido varias desculpas das empresas de cosméticos que se apegam à experimentação animal, ainda que essas desculpas sejam inválidas e oportunistas.”
“Os testes de toxicidade em animais representam uma ciência desatualizada e técnicas com décadas de idade que não garantem a segurança para os consumidores. O futuro dos testes de segurança está nos métodos modernos baseados em biologia humana. Portanto, não há desculpa científica para testes em animais. Também existem milhares de ingredientes de cosméticos disponíveis que já foram considerados seguros, o que significa que estes ingredientes não requerem novos testes para serem utilizados. Uma infinidade de combinações permite que empresas como a LUSH inovem o conteúdo de seus produtos. Portanto, não há desculpa empresarial para testes em animais.”
“Testes em animais causam um sofrimento inimaginável. Produtos químicos são pingados nos olhos de coelhos e outros animais ou espalhados em suas peles, que são bastante sensíveis. Olhos inchados, assaduras na pele e lesões de órgãos são os segredos feios escondidos pela indústria de beleza que tarda em avançar e acabar com a realização de testes em animais. Portanto, não há desculpa ética para a experimentação animal.”
“Centenas de empresas varejistas como a LUSH demonstram todos os dias que a produção de produtos de beleza de qualidade, seguros e inovadores é perfeitamente possível sem novos testes em animais. Assim como nós celebramos a mudança da UE para um mercado "livre de crueldade", pedimos que todas as empresas que ainda testam cosméticos em animais nos Estados Unidos, China, Brasil, Índia, Canadá, Coréia do Sul, Rússia e outros países: por favor, faça a coisa certa e acabe com o sofrimento dos animais. Mostre aos seus clientes que a beleza não é superficial, mostre que a beleza tem um coração. O fim da crueldade dos testes em animais para cosméticos está ao seu alcance. Então, tome esta decisão. Já basta”.
Para marcar a proibição histórica da venda de cosméticos testados em animais na UE, assine a declaração “Liberte-se da Crueldade” na página hsi.org/becrueltyfree e ajude a HSI a acabar com o sofrimento dos animais usados para testes de cosméticos no Brasil e no mundo.
Contato:
Helder Constantino, + 55 (21) 8342 4163, hconstantino@hsi.org
Notas:
A proibição da UE, a partir de 11 de março de 2013, tornará ilegal a importação e o comércio de cosméticos testados em animais em seu território, assim como os cosméticos que tiveram seus ingredientes testados em animais fora da União Europeia, após a mesma data. Portanto, a UE proíbe a venda, em seu território, de qualquer novo cosmético testado em animais.
A Humane Society International (HSI) constitui juntamente com suas organizações parceiras uma das maiores organizações de proteção animal do mundo. Por quase 20 anos, a HSI vem trabalhando para a proteção de todos os animais por meio do uso da ciência, educação, conscientização e programas práticos. Celebrando os animais e confrontando a crueldade globalmente - www.hsi.org/becrueltyfree.
LUSH: Desde seu estabelecimento há 18 anos, a LUSH Fresh Handmade Cosmetics tem sido impulsionada pela inovação e valores éticos. A empresa é criadora de produtos de beleza pioneiros, como o banho de espuma balístico, banho de gelatina, barra de xampu sólidas e creme dental solido. Os produtos da LUSH são especializados no uso de ingredientes frescos como frutas e vegetais orgânicos. A LUSH tem uma política rigorosa contra testes em animais e apoia o comércio solidário e iniciativas comerciais comunitárias. A empresa lidera a indústria de cosméticos no que se refere ao combate ao excesso de embalagens, executando campanhas de sensibilização e desenvolvimento de produtos que possam ser vendidos "nus" para o consumidor, sem qualquer embalagem. A LUSH foi premiada com o Prêmio RSPCA Bom Negócio em 2006 e 2007, o prêmio Trailblazer 2006 PETA para o Bem-Estar Animal e o prêmio “Empresa do Ano” do International Fund for Animal Welfare em 2010. Atualmente a LUSH tem 822 lojas em todo o mundo e está presente em 51 países, com fábricas em todo o mundo.
fonte:hsi.org/
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