TORNEO DEL TORO DE LA VEGA
Por Helena Barradas Sá (da Redação)
A Delegacia da Região de Castela e Leão, comunidade autônoma da Espanha, puniu vários peões que participaram do Torneo del Toro de la Vega, em setembro de 2012, evento tradicional em Tordesilhas, província de Valladolid. Os peões maltrataram Volantero, o touro protagonista da festa. As informações são do El Confidencial.
A pena foi comunicada à Associação Contra Tortura e Maus-Tratos a Animais (ACTYMa, sigla em espanhol) que, junto com a Associação de Proteção e Bem-Estar Animal, encaminhou a denúncia.
A Delegacia Regional, de acordo com a notificação a que tivemos acesso, informa que foi aplicada multa “a diversos peões que participaram do torneio” e houve alteração no regulamento dos espetáculos e torneios com animais de Castela e Leão.
De acordo com o texto, consideraram “a morte imediata ou os maus-tratos contra os animais”, uma infração muito grave. O documento, no entanto, não especifica se a pena deve-se pela morte em si ou pelos maus-tratos sem que necessariamente o animal chegasse à morte.
Luis Altés, vice-presidente da Associação Contra Tortura e Maus-Tratos a Animais acredita que a multa tenha sido aplicada àqueles que, durante a festa, jogaram lanças no corpo dos animais em locais não determinados para a atividade, conforme as normas do evento.
Altés, em declaração à agência Efe, lamenta que o regulamento específico do Torneo del Toro de la Vega não tipifique sanções (como acontece com outros eventos, que utilizam as normas para Espetáculos Populares com Touros).
De acordo com o porta-voz da ACTYMa, a entidade acredita que esse tipo de festa deva ser extinta pela administração de Valladolid, porque o resultado sempre é a crueldade contra o animal símbolo da festa, O Toro de la Vega, que sempre fica com muitas lanças em seu corpo até sucumbir à morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão