National geografique - Daily News
A meio bilhão de anos, fósseis "composto" olho (esquerdo), provavelmente a partir de uma antigo camarão predador, surpreendentemente avançado para seu tempo, comparáveis aos dos modernas insetos , como a mosca ladrão (à direita) , diz um novo estudo.
Os olhos fósseis foram encontrados em Kangaroo Island (mapa) no sul daAustrália e são estimados em cerca de 515 milhões de anos. Ao contrário dos olhos humanos, que têm apenas uma lente, os olhos compostos de artrópodes, incluindo insetos e crustáceos, têm centenas ou até milhares de lentes separadas.
"O proprietário de um olho composto vê o mundo como uma série de pontos. Cada ponto é gerada por uma lente no olho, de modo que quanto maior for a quantidade de lentes, mais detalhes é possível observar, explicou Michael Lee , um biólogo evolucionário da Universidade de Adelaide na Austrália.
"Se você tem poucas lentes , você vai ver o mundo com poucos pontos, tudo será parecido com um papel de jornal muito mau."
Foi o que aconteceu com este fóssil, descoberto na Austrália. Ao contrário dos olhos humanos, compostos por uma lente, os olhos dos artrópodes, como os insectos e os crustáceos, possuem centenas e por vezes milhares de lentes separadas. Michael Lee, um biólogo evolucionário da Universidade de Adelaide, Austrália, explicou: “Estes animais vêm o mundo como uma série de pontos. Cada ponto é gerado por uma lente do olho, pelo que quanto maior for a quantidade de lentes, maior detalhe é possível observar”.
Mais notícias em (Also see "Sea Urchin Body Is One Big Eye.")
A pesquisa por Lee e sua equipe foi detalhada em 30 de Junho de edição da revista Nature .
(Relacionadas: "Eyes of Rock Feitos Really Can See". )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão