terça-feira, 19 de agosto de 2014

Associação Animal convoca ativistas para manifestação antitouradas domingo em Viana


3628489
A associação Animal está a convocar, através das redes sociais, ativistas antitouradas para uma ação de sensibilização e vigília, domingo, em Viana do Castelo, contra a corrida de touros anunciada por um movimento local de aficiona”Por favor junte-se à Animal, no domingo, dia 24 de Agosto, a partir das 16:00 em frente à Estação da CP na Avenida dos Combatentes Grande Guerra”, lê-se no apelo lançado pela associação de defesa dos animais e hoje consultado pela Lusa.
A associação – que elaborou a moção aprovada em 2009 pela Câmara de Viana do Castelo então presidida por socialista Defensor Moura, que proibiu a realização de touradas no concelho – pede aos manifestantes que enverguem roupa preta “para simbolizar pesar pelo facto de se realizar mais uma tourada naquela que foi declarada a primeira cidade antitouradas em Portugal”.
Depois ação de sensibilização, marcada para as 16:00, a Animal pretende ainda realizar, “assim que a noite começar a cair”, uma vigília “silenciosa”, que decorrerá no mesmo local, junto à estação de caminho-de-ferro da cidade.
Além da Animal, também o movimento “Viana Antitouradas” anunciou hoje a realização de uma concentração pacífica no domingo mas para a margem esquerda do rio Lima, em Darque, junto ao local onde a partir das 17:00 ocorrerá o terceiro espetáculo tauromáquico desde que o concelho foi declarado antitouradas.
O pedido de licenciamento da corrida de touros anunciada pelo movimento “Vianenses pela Liberdade” deu entrada quarta-feira passada na autarquia que dispõe de cinco dias úteis para se pronunciar.
O processo de licenciamento prevê a instalação de praça amovível, num terreno privado situado junto à antiga empresa de pescas de Viana, conhecida localmente como Seca do Bacalhau, em Darque, o mesmo local onde decorreu a tourada do ano passado, com a presença, segundo a organização, de mais de 2.550 espetadores.
Contatado pela Lusa, José Carlos Durães, porta-voz do movimento que este ano assume a organização do espetáculo tauromáquico, adiantou que a corrida já está licenciada pela Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) e que a praça amovível começou hoje a ser montada.
Em 2012 e 2013 as touradas realizadas em Viana do Castelo foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: IOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão