segunda-feira, 15 de julho de 2013

Circo russo vê direitos animais como ameaça aos negócios


Por Juliana Meirelles (da Redação)
St. Petersburg State Circus
St. Petersburg State Circus
O fato de a tropa do Circo do Estado de São Petersburgo não estar feliz com a nomeação de Vyacheslav Polunin como novo diretor é normal, instituições de arte em todo o país parecem sempre protestar quando chegar um novo líder. Numa carta endereçada ao Presidente Vladimir Putin, a tropa expressou a preocupação de que Polunin transformaria o circo de 135 anos num cabaré. Eles não se incomodaram em reclamar para Vladimir Medinskii, o ministro da Cultura, que estava por trás da mudança na liderança do circo. Medinskii tinha visitado o circo no início do ano e voltou para casa com um “sentimento opressivo”.
O Presidente não respondeu, é claro. “Mudanças são sempre difíceis”, disse Polunin. “A única maneira de devolver o circo russo ao seu devido lugar no cenário mundial é através da combinação de tradição com a busca de novas ideias”.
A organização dos direitos dos animais Vita está por trás de algumas dessas supostas novas ideias. Ela lançou recentemente um vídeo de 10 minutos de ensaios de circo em que cinco treinadores de animais aparecem batendo em animais de circo – inclusive dois macacos, um grupo de poodles, uma avestruz e um canguru. O vídeo foi filmado em janeiro de 2012, e quando Vita apresentou uma queixa junto ao Ministério Público, descobriu-se que o vídeo foi filmado em um ensaio do Circo do Estado de São Petersburgo.
Quando Polunin assumiu no início do ano, o escândalo ainda estava vivo, mas ele já estava prometendo resolver a questão de “animais de circo”. Irina Novozhilova, o presidente da Vita, não está à espera de uma resposta do Ministério Público. Na semana passada, ela enviou ao ministro da Cultura um pedido para estabelecer “o primeiro circo sem crueldade” da Rússia, em São Petersburgo – ou seja, um circo sem animais. Polunin pediu ao público para se manifestar, e muitas figuras culturais de renome manifestaram seu apoio a um circo sem animais.
A comunidade de circo também está escrevendo cartas. “Se escondendo atrás de falsos slogans sobre a humanização do circo, as organizações de direitos dos animais são coniventes com os nossos concorrentes estrangeiros e estão tentando proibir treinadores de animais de executar nos palcos russos”, diz a declaração no site da Companhia Circense Russa.
Vita não acredita que um treinador de animais possa ser humano. “Nenhum animal andaria de patins por sua livre e espontânea vontade”, diz Novozhilova.
Ela acrescenta que os treinadores de animais estariam melhor se começassem a  apenas praticar malabarismo.
 St. Petersburg State Circus
St. Petersburg State Circus
Vyacheslav Polunin espera, pelo menos, que uma associação de treinadores de animais russa possa estabelecer um código de honra e um sistema de relações humano-animal.
“Não há controle agora – qualquer um pode se tornar um treinador de animais”, disse Zapashni, do Circo de Moscou. “Se alguém for pego sendo cruel com um animal, então ele ou ela é demitido -, mas nada impede que ele ou ela seja contratado por outro circo. O mais fácil seria criar uma licença”.
É difícil imaginar um acordo entre os instrutores e os ativistas. Ativistas dos direitos dos animais acham que a mera presença dos animais – e o fato de que eles são retirados da natureza e recheado com trajes bonitos – é cruel. No plano para o desenvolvimento das artes circenses até 2020, que foi lançado recentemente pelo Ministério da Cultura, não há qualquer menção à proibição de treinamento de animais – só fala de “treinamento humano”.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão