quarta-feira, 3 de abril de 2013

Indústrias de ovos estão enganando consumidores americanos



Por Renan Hamann e Douglas R. Geovanini (da Redação)
Defensores dos direitos animais entraram como uma ação contra órgãos de regulamentação dos Estados Unidos. Segundo as instituições responsáveis pelo processo, as caixas de ovos de algumas empresas dos Estados Unidos estão enganando os consumidores, pois não estariam sendo explícitas quanto à procedência dos ovos.
A ação legal surge mais de sete anos após grupos de defesa animal começarem a pedir para que o governo federal agisse na regulamentação, mas até hoje não obtiveram sucesso.
O processo, movido na Corte da Carolina do Norte, alega que está sendo feito um processo irregular de rotulagem dos ovos, fazendo com que os consumidores acreditem que os padrões de produção são superiores aos que realmente são utilizados pela indústria. Outra alegação do processo é a de que a FDA (órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA) estaria falhando em seu trabalho de fiscalizar os produtores.
Este processo visa obrigar os produtores de ovos — em todo o território norte-americano — a explicarem nas caixas o que realmente acontece com as galinhas utilizadas na produção. Isso significa que as empresas que utilizam galinhas criadas em gaiolas não poderiam mais vender os ovos como se fossem de galinhas “free-range”. Ou seja, seria obrigatório que as empresas deixassem clara qual é a procedência dos ovos vendidos.
A FDA ainda não se manifestou a respeito do processo.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão