segunda-feira, 18 de março de 2013

Animais são usados como tiro ao alvo nos EUA


Por Otávio Monteagudo (da Redação)
Um grupo de defesa dos direitos dos animais está promovendo uma petição online para a polícia do condado de Montgomery (Maryland,EUA) cessar as atividades do projeto ‘Sharpshooter’, que autoriza a polícia local a utilizar a fauna de veados para a prática de tiro ao alvo, sob o pretexto de treino de pontaria e diminuição da fauna de veados da região, considerada pelas autoridades três vezes maior que o suportável pelo ambiente.
A petição, entitulada “Diga à polícia do departamento de parques de Montgomery para acabar com as mortes e agressões aos veados residentes” recebeu 907 assinaturas no Change.org até 19 de Março de 2013.
A petição contém uma foto explícita de um animal vítima dos métodos utilizados.
A foto do pedido, postado pela ONG ‘Em Defesa Dos Animais (IDA)’ foi tirada por um homem andando pelos arredores que cruzou com um veado ainda vivo, agonizando após um tiro na cabeça com a presença da munição usada pelo Departamento de Parques.
Anja Heister, a diretora da campanha de Habitats Livres da ONG, relatou que as fotos de animais mortos foram enviadas a um advogado da IDA e a um grupo de direitos dos animais da cidade de Washington como provas para a abertura de um processo criminal por crueldade.
De acordo com Heister, “as fotos são chocantes,descrevem um incidente longe de ser isolado.” No entanto,Rob Gibbs, o responsável pelo departamento de Recursos Naturais de Montgomery,discorda: “A acusação de que isso é algo que acontece diariamente… Certamente não é o caso.”
Embora ele receba varias ligações sobre veados feridos por carros ou presos em redes, Gibbs disse que não está ciente de qualquer outro ocorrido de um animal ferido gravemente com evidências de envolvimento do departamento de Polícia de Parques de Montgomery. Ao ser questionado sobre a foto anexada à petição, Gibbs respondeu que não reconhece o tipo de munição usado ou se é o mesmo tipo utilizado pelos policiais. A petição informa que os ferimentos foram causados por munição explosiva de pequeno calibre, um tipo que, de acordo com Gibbs, não está entre os de uso comum dos policiais.
A polícia dos parques executam a proposta do projeto Sharpshooter em áreas com abundância da fauna de veados e perto demais de áreas residenciais para que a caça seja permitida. O programa começou em 1999 no parque de Brookside Gardens,e vem sendo extendido desde então. A partir de fevereiro, o programa voltou a ficar em evidência, após sua implementação no parque de Rock Creek Stream Valley devido a numerosas reclamações de danos causados pela população de veados, como acidentes de carro, danos a recursos naturais e propagação de doenças que tenham o veado como vetor.
Heister propõe formas alternativas de controle da população de animais da área,como o uso de métodos contraceptivos, experimento que já teve sucesso em veados cativos. Porém, as técnicas que seriam usadas,para possibilitar o sucesso em uma população selvagem e maior,demandariam muito mais dinheiro,trabalho, e a incerteza de sucesso em uma população não-domesticada.
A petição da IDA menciona outros tipos de caça,mas dá ênfase ao programa do departamento da polícia de parques, sob o argumento de que ‘veados inocentes e pacíficos estão sendo atingidos de surpresa por atiradores em um cenário de guerra’. Gibbs rebate, relatando que o programa é um sucesso e possibilita o treino intensivo de guardas, sendo os beneficiados do programa donos de uma pontaria que acerta o alvo com uma média de quase 100% de sucesso.
“Sempre que um animal é atingido,os guardas são instruídos a procurarem o animal e checarem se está ferido. Infelizmente,parece que essa petição apresenta um incidente único como se fosse o que acontece regularmente. Eles não sabem nada sobre nosso programa ou as pessoas envolvidas nele.”
Gibbs confirmou que o local onde o veado foi encontrado estava previsto na área reservada ao programa Sharpshooter, mas não há jeito de determinar se o veado agonizante foi atingido por um policial. “Não é totalmente fora de questão que os ferimentos foram um resultado do programa, mas não há um jeito de se confirmar.”
fonte : anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão