quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Santa Catarina registra a morte de 108 animais marinhos em um mês Biólogos apontam como causa preliminar o uso de redes de emalhe, proibidas na pesca




Biólogos do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (SC) registraram a morte de 108 animais marinhos na costa de Santa Catarina em apenas um mês. Os corpos de todos eles foram achados no litoral do Estado.
O constante aparecimento dos animais mortos levou a faculdade a monitorar o Estado. Foram registradas as mortes de 90 tartarugas verdes, três golfinhos cinza, 12 botos, conhecidos como boto flíper ou boto da tainha, uma baleia jubarte, uma baleia minke e uma toninha.
Os biólogos apontam como causa preliminar o uso de redes proibidas na pesca. Essa suspeita, no entanto, ainda não foi confirmada e outras possibilidades estão sendo estudadas.
Todos os animais foram recolhidos para análise. Os pesquisadores estão percorrendo 350 km da costa catarinense à procura de novos registros e divulgarão um laudo com a causa das mortes.
Na terça-feira (29), um lobo-marinho ficou preso em uma rede de peixe de dois pescadores e foi devolvido ao mar, de acordo com a Polícia Ambiental. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão