domingo, 16 de novembro de 2014

Tartaruga é tratada após ingerir lixo e devolvida ao mar em Sergipe

Estudantes acompanharam a volta da tartaruga ao mar (Foto: Divulgação)
Estudantes acompanharam a volta da tartaruga ao mar (Foto: Divulgação)
Uma Chelonia mydas, conhecida popularmente como Tartaruga Verde, foi devolvida ao mar na tarde desta quinta-feira (13), na praia de Atalaia, em Aracaju.
O animal voltou à natureza após quatro meses e 25 dias de tratamento de reabilitação feito pela equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). De acordo com o médico veterinário Fábio Teles, foi detectado que a tartaruga marinha ingeriu lixo, apresentando uma estrutura corporal magra.
“Ficou detectado, em seu histórico clínico, a ingestão de resíduos sólidos antropogênicos, o que afetou no trato gastrointestinal da paciente. Ela não se alimentava sozinha e também não afundava quando nadava”, explica Fábio.
Atualmente, o centro de reabilitação de tartarugas marinhas da FMA possui 11 pacientes em tratamento. Segundo o médico veterinário, na maioria dos casos de encalhe que foram registrados, há presença do lixo no organismo dos animais.
Para o professor paulista José Francisco Machado, ter podido acompanhar a situação no mar de Aracaju foi interessante. “Ver uma equipe que trabalhou para a reabilitação da tartaruga marinha devolvê-la recuperada ao habitat chega a ser emocionante”, revela.
FMA
Criada em 1989, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação dos mamíferos aquáticos e de seus habitats, visando o equilíbrio ambiental. Com atuação nacional, a FMA chega aos 25 anos consolidada como importante instituição de pesquisa, defesa, preservação e conservação domeio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão