quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Chimpanzé Monti aguarda por sua transferência a santuário no Brasil

Chimpanzé Monti (Foto: GAP Argentina)
Chimpanzé Monti (Foto: GAP Argentina)
Monti é, talvez, o único chimpanzé prisioneiro isolado num mesmo recinto que conseguiu sobreviver após 45 anos. Ele se encontra no Zoológico de Santiago del Estero, Argentina, em vias de fechamento técnico.
A pedido de várias organizações, incluindo o Projeto GAP da Argentina, o Juiz Dario Alarcon está considerando sua libertação para um Santuário no Brasil, onde possa viver junto aos seus semelhantes e deixe de ser usado como entretenimento para humanos num zoológico.
Ante a dúvida se Monti poderia resistir a viagem ao Brasil e ser anestesiado, possivelmente, para ser colocado na caixa de transporte, o Exmo. Sr. Juiz nomeou uma Comissão de vários profissionais, que inclui um biólogo, um veterinário e um PSIQUIATRA humano, para dar um parecer técnico de que a viagem é segura e possível. No próximo dia 3 de novembro será o dia designado para que a Comissão observe Monti e dê o seu parecer ao Juiz.
O Projeto GAP está enviando Vania Ynterian, representante do GAP Brasil, para participar dessa avaliação devido a nossa experiência extensa com resgate de chimpanzés no Brasil e no mundo.
Duas semanas atrás, o Projeto GAP fez um resgate impecável a 2.200 km de distância, que demorou dois dias – já que o transporte foi rodoviário – de Aracaju, no Sergipe, até Sorocaba, São Paulo. Nesse resgate trouxemos três chimpanzés (um macho e duas fêmeas) e duas leoas. Os chimpanzés viviam há mais de 10 anos num zoológico particular em um HOTEL FAZENDA, de nome Boa Luz, perto da capital sergipana. Um vídeo, filmado pela nossa equipe, será entregue ao Juiz Alarcon, mostrando como foi realizada toda a operação.
O traslado de Monti será até mais simplificado, já que será por avião e em poucas horas, no mesmo dia do resgate, já estará desfrutando da vida na cidade dos chimpanzés em Sorocaba, num mundo desconhecido para ele, que só viveu rodeado por humanos.
Em mais de 15 anos resgatando chimpanzés e outros animais de grande porte, tanto no Brasil como na Europa, Líbano e Israel, o Projeto GAP e seus Santuários afiliados no Brasil têm uma rica e longa experiência que garante o sucesso de qualquer resgate.
Monti, teus irmãos chimpanzés te aguardam com braços abertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão