terça-feira, 10 de junho de 2014

Jumentos ganham santuário no Ceará

Por Stephanie Lourenço (da Redação)
Foto: R7
Foto: R7
O abandono dos jumentos em rodovias do Nordeste é uma questão recorrente na região. Com o passar dos anos eles foram trocados pelas motos e outros meios de transporte. Muitos são atropelados e negligenciados. Os animais desamparados procuram a beira das estradas porque lá eles encontram alimento, devido ao pasto disponível.
Em março, o promotor de Apodi, Rio Grande do Norte, Silvio Brito, ofereceu um almoço e serviu aos convidados a carne do animal. Para ele, transformar esses equinos em alimento seria o melhor destino para os jumentos apreendidos que, na sua opinião, representam um grande problema pois causam inúmeros acidentes nas estradas.
Foto: R7
Foto: R7
Em contrapartida, no Ceará, a UIPA, junto com a OAB e o Ministério Público embargaram um projeto que propunha a matança de jumentos para a exportação de sua carne. Os matadouros foram fechados, assim como indústrias criadas para a fabricação de sandálias, bolsas e cintos com o couro do animal.
Recentemente, foi criado no estado, o Santuário dos Jumentos que fica em uma fazenda do governo em Santa Quitéria, onde os bichos são resgatados e recebem tratamento. 
http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão